O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), informou nesta quinta-feira (26) que o transporte coletivo intermunicipal de caráter urbano ou metropolitano será gratuito para todos os eleitores nos dias de votação, conforme a Emenda Constitucional nº 115, de 12/7/2024.
A medida será válida para o primeiro turno, em 6 de outubro, das 0h às 23h59, e, se necessário, para o segundo turno, em 27 de outubro, no mesmo período. O transporte será gratuito durante todo o dia, e não será necessário apresentar título de eleitor nem comprovante de votação para utilizá-lo.
Conforme divulgado, no entanto, será exigido o registro da viagem por meio do cartão Ótimo ou bilhete, conforme o transporte utilizado. Para aqueles que já se beneficiam de outras gratuidades, como, por exemplo, idosos com mais de 65 anos, será necessário apresentar os documentos normalmente exigidos.
Eleições na Região Metropolitana
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), todos os ônibus metropolitanos terão gratuidade e seguirão os horários de dia útil atípico. Os itinerários e horários estão disponíveis no site do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
O metrô de Belo Horizonte também será gratuito para os usuários nos dias de eleição. O horário de funcionamento será divulgado até sete dias antes da votação, no site da empresa.
As linhas intermunicipais de caráter urbano que terão gratuidade estão listadas no documento disponível neste link. Os horários e itinerários podem ser consultados no site do DER-MG.
Eleições em João Monlevade
Por meio de um decreto editado esta semana, a prefeitura de João Monlevade também assegurou a gratuidade do transporte urbano para os eleitores no dia da votação. A gratuidade será entre 7h e 19h, de acordo com o decreto assinado na última terça-feira (24) pelo prefeito Dr. Laércio. Saiba mais.