Novo programa da Vale irá recuperar 7 milhões de toneladas de minério de ferro e reduzir impactos ambientais

Publicado em

 

A Vale anunciou o Programa de Mineração Circular que planeja recuperar impressionantes 7 milhões de toneladas de minério de ferro por meio da revalorização de rejeitos e estéreis.

O programa busca transformar a abordagem tradicional da mineração ao enfatizar a recuperação de recursos valiosos a partir de pilhas e barragens já existentes.

A estratégia envolve a redução significativa de rejeitos e estéreis gerados durante o processamento mineral, bem como o desenvolvimento de novos coprodutos, como areia e blocos para construção civil.

Essa abordagem integrada visa não apenas maximizar a extração de minério, mas também minimizar os resíduos e criar novos produtos de valor agregado.

Resultados atingidos e avanços tecnológicos em prol do minério de ferro

Desde a implementação do programa focado no minério de ferro, mais de 100 iniciativas foram mapeadas, resultando na identificação de cerca de 2 milhões de toneladas de minério de ferro entre janeiro e junho de 2024.

Essa operação já gerou uma economia de aproximadamente R$ 100 milhões, eliminando a necessidade de transporte de rejeitos para pilhas e barragens. Além disso, o processamento a úmido do minério de ferro, que atualmente representa menos de 30% da produção da Vale, tem sido otimizado, aproveitando ao máximo os estéreis movimentados durante a lavra.

O programa também introduziu avanços significativos na sondagem tecnológica, permitindo uma melhor compreensão dos recursos minerais anteriormente negligenciados. Essa inovação abre portas para a inclusão desses recursos no plano de produção, contribuindo para uma exploração mais eficiente e econômica.

Com o objetivo de mitigar impactos ambientais, a Vale estima que, até 2035, o Programa de Mineração Circular ajudará a evitar a emissão de 1,9 milhões de toneladas de CO2. Esse valor equivale às emissões anuais de aproximadamente 1,2 milhão de veículos de passeio, destacando a magnitude dos benefícios ambientais que a iniciativa poderá oferecer.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios