A produção de aço será feita a partir do reaproveitamento de rejeitos minerários dispostos em barragens e terá a energia elétrica como matriz.
O Governo de Minas Gerais confirmou a instalação de uma planta de produção da empresa americana Boston Metal no município de Coronel Xavier Chaves, região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. O acordo foi firmado por meio de um protocolo assinado pela empresa e pelo governador do estado, Romeu Zema, em Boston, nos Estados Unidos.
O investimento previsto para a planta industrial é de R$ 573 milhões. A unidade irá produzir aço verde a partir da extração de metais e ligas de rejeitos de minério, os quais estão dispostos nas barragens de mineração. A tecnologia a ser utilizada no processo produtivo do “aço verde” é a Eletrólise de Óxido Fundido (MOE, em inglês). Esta tecnologia utiliza a eletricidade como matriz energética e, por isso, poderá reduzir os impactos ambientais a emissão de gases poluentes, uma vez que não utiliza combustíveis fósseis. Segundo Itamar Resende, presidente da Boston Metal, Minas será pioneira nessa unidade e o modelo adotado terá um baixo impacto ambiental.
“Essa tecnologia dá a possibilidade de as siderurgias fabricarem ‘aços verdes’, com baixa pegada de carbono […] A planta industrial no Campo das Vertentes vai beneficiar os rejeitos de mineração de tântalo e nióbio, que são elementos com maior valor agregado. Mas o processo pode ser utilizado em resíduos de qualquer mineração. Certamente, este primeiro projeto da Boston Metal servirá de modelo para o mundo e incentivará outras parceiras para uso da tecnologia em outros locais” – destacou.
Nas redes sociais, o governador Romeu Zema celebrou o protocolo assinado e se posicionou de forma otimista em relação ao projeto.
“O que, no passado, era motivo de preocupação, terá uma finalidade com a nova tecnologia que a Boston Metal desenvolveu e que será implantada em Minas Gerais”, disse. Será uma oportunidade para a empresa “atuar por um longo período, retirando do meio ambiente o que se achava que não tinha valor” – afirmou.
Panorama atual
A construção da planta industrial no município de Coronel Xavier Chaves já foi iniciada, com inauguração prevista para o segundo semestre deste ano. A estimativa é de que a produção tenha início em 2024 e aumente, gradativamente, a escala de produção. De acordo com o CEO e Chairman da Boston Metal, Tadeu Carneiro, o projeto pode gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos até o ano de 2026.
Saiba mais sobre o reaproveitamento de rejeitos da mineração em:
https://cidadeseminerais.com.br/producao-reaproveitamento-residuos-mineracao/