Desde as 15h dessa terça-feira (30) motoristas que passaram pela BR-381 na altura do trevo de Nova Era precisaram buscar rotas alternativas, já que uma carreta que transportava chapas de aço tombou formando um L na altura do KM 333, bloqueando completamente a passagem.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) compareceu ao local, onde um guindaste contratado pela empresa responsável removeu o veículo de carga. O equipamento chegou ao local por volta de 12h dessa quarta-feira (31), conforme relato de motoristas que aguardam no trecho, e contou com o apoio de três guinchos para liberar a pista. O trabalho só foi concluído no início da noite, por volta das 19h.
Os motoristas que viajam do Vale do Aço e Vitória sentido à capital, ou vice-versa, recorreram à MGC-120, estrada que liga Nova Era a Itabira, para desviar o percurso. Além de a estrada ter poucos locais de ultrapassagem e não ter acostamento, veículos com defeitos mecânicos complicavam ainda mais a vida de quem precisa seguir viagem. Boa parte dos motoristas optaram por fazer o desvio pelas ruas de Nova Era, gerando grande impacto no trânsito da cidade, com tráfego de caminhões menores e ônibus de viagem permitido.
Detonação de rochas na BR-381
Nessa quarta-feira (31), a BR-381 também seria interditada a partir das 13h nos dois sentidos, para trabalhos de detonação de rochas na altura do trevo de São Gonçalo do Rio Abaixo. Porém, a Construtora Vale Verde, empresa responsável, cancelou os trabalhos em função do acidente em Nova Era. A detonação foi agendada para o próximo sábado (3), no mesmo horário.