Prestes a completar 250 anos, o Santuário do Caraça, patrimônio natural, religioso e cultural localizado em Catas Altas, no Quadrilátero Ferrífero, vai sediar a primeira edição do “Ancestral – Festival Cultural do Queijo e do Vinho”, no próximo sábado (4). O evento reunirá produtores de diversas regiões do Estado, oferecendo uma ampla variedade de produtos para degustação.
Conforme os organizadores, será uma oportunidade para hóspedes e visitantes fazerem uma viagem à origem dos vinhos finos e do queijo artesanal no Brasil. Produtores de queijos da região do Entre Serras da Piedade ao Caraça vão apresentar suas iguarias típicas.
“Teremos iguarias premiadas e o visitante terá a oportunidade de degustar e, acima de tudo, conhecer as origens do que ele está comendo. Além de proporcionar experiências sensoriais, a nossa missão é difundir conhecimentos”, explica o gerente geral do santuário, Pablo Azevedo.
O festival também contará com palestras ministradas por especialistas renomados, com informações aprofundadas sobre as origens dos aromas e sabores dos produtos. “Estamos realizando muito mais do que um festival; é um movimento cultural que busca valorizar e resgatar a essência dos queijos artesanais e dos vinhos finos produzidos em Minas Gerais. É uma oportunidade única para os visitantes se conectarem com a história e a tradição desses produtos que fazem parte da identidade cultural do estado”, enfatiza Azevedo.
Palestras
Na programação de palestras, com início previsto para as 10h, o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Daniel Arantes, abordará os temas “Arte, tradição e ciência dos Queijos Artesanais Mineiros” e “A ciência por trás dos sabores dos Queijos Artesanais Mineiros”. Ele é graduado em Zootecnia, mestre em Ciência e Tecnologia de Leites e Derivados e doutor em Ciência de Alimentos.
Já a Tecnóloga em Viticultura e Enologia Angélica Bender, abordará a produção de uvas e seus derivados. Formada pela Universidade Federal de Pelotas, ela é mestre em Agronomia, com ênfase em fitotecnia pela mesma universidade, em parceria com a Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
Pesquisadora da Epamig Caldas, Angélica é responsável pelo laboratório de microvinificação e condução dos experimentos de processamento de uvas. Ela apresentará as palestras “História do vinho Mineiro: Origem e Evolução” e “Entendendo os rótulos dos vinhos nacionais”.
Produtores de queijos da região do Entre Serras Piedade ao Caraça
– Queijamar
– Ouro Do Entre Serras
– Trilhos Do Ferro
– Ventura
– Queijos Emboabas
Vinícolas confirmadas
– Casa Geraldo (Andradas/MG)
– Cave Das Vertentes (Santo Antônio do Amparo/MG)
– Alma Mineira (Senador José Bento/MG)
– Luiz Porto (Tiradentes/MG)
– Viten (Brasília/DF)
– Claraval (Braslândia/DF)
– Prata Do Serrado (Samambaia/DF)
Informações sobre o Santuário do Caraça
No site: www.santuariodocaraca.com.br
Reservas: [email protected]
Instagram: @santuariodocaraca
Facebook: www.facebook.com/santuariocaraca/
Fonte: BH Eventos