A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro começou a desenvolver um importante projeto para contribuir com a economia circular no município. Recentemente foi lançada a pedra fundamental para a construção do Eco Parque Industrial e Empresarial na cidade.
No evento de lançamento, realizado na Estação Ciência, em março, o prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira (foto) destacou a importância da medida para contribuir também na geração de emprego e renda, com a diversificação da matriz econômica na região.
O Projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro e a Anglo American, por meio do Programa de Diversificação Econômica. Em 2021, a mineradora contratou a empresa Ernst & Young, para a elaboração do estudo conceitual e de viabilidade econômico financeira para a implantação do Eco Parque Industrial no Município.
“Com a sinalização positiva do estudo de viabilidade econômico financeira do projeto, iniciou em 2022, a segunda etapa do projeto que terá como entregas, nos próximos meses, os projetos funcionais de Arquitetura e Engenharia, CAPEX e OPEX, Plano e Modelo de Negócios, Consulta Pública, Publicação do Edital e Resultados”, explica José Fernado, que é também presidente da Associação do Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig).
A expectativa tanto da empresa quando do poder público na cidade é que o projeto, por meio da diversificação econômica, da economia circular e regenerativa, contribua com a transição para uma mineração sustentável, “apoiando e promovendo iniciativas para a descarbonização do setor mineral”.
A Anglo American em Conceição do Mato Dentro
Peça chave no projeto, a mineradora Anglo American é responsável por operar em Conceição do Mato Dentro o empreendimento Minas-Rio, conhecido por abrigar o maior mineroduto do mundo. O complexo industrial estabelecido na região é responsável por levar o minério de ferro extraído até o Porto de Açu, em São João da Barra-RJ.
A operação da empresa no município fez Conceição do Mato Dentro se tornar a maior produtora de minério de ferro do estado e a terceira do Brasil. Recentemente a empresa firmou uma parceria com a Vale para explorar 4,3 bilhões de toneladas de minério de ferro na Serra da Serpentina, na zona rural do município.
Segundo os termos do acordo, a Vale contribuirá com recursos de minério de ferro de alto teor de Serpentina, e desembolso complementar de caixa de US$ 157,5 milhões, para adquirir 15% de participação acionária no Minas-Rio, sujeito a ajustes usuais na data de fechamento. Saiba mais.