Governos de Brasil e França formalizam acordos para desenvolvimento da mineração

Publicado em

 

A visita do presidente francês Emmanuel Macron ao Brasil na última semana ainda repercute com novidades também para o setor mineral. Dois acordos entre os governos da França e do Brasil foram firmados para acelerar a transição energética e cooperar na questão da mudança climática global.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou ao lado do presidente Lula, na última quinta-feira (28), de um encontro com o chefe de Estado francês para assinatura de termos de compromisso.

O primeiro acordo é uma “Declaração de Intenção Conjunta sobre a Cooperação Franco-Brasileira em Minerais Estratégicos”. Já o segundo é uma “Declaração de Intenções sobre diálogo de alto nível para a transição energética e os minerais estratégicos”.

Macron esteve no Brasil para uma série de agendas ambientais, políticas e estratégicas. A viagem intensificou a cooperação entre Brasil e França e estreitou os acordos comerciais entre os dois países. Ao lado de Lula, o presidente francês esteve em Belém, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

“A partir de agora, vamos unir esforços para apoiar a ampliação e o aprofundamento da parceria entre os dois países para que possamos fortalecer o compartilhamento de conhecimentos e boas práticas para a transição energética, que vão abranger todas as áreas do Ministério de Minas e Energia. Assim, teremos a possibilidade de atrair investimentos para reforçar a nossa parceria e trazer o desenvolvimento com inclusão social”, destacou o ministro Alexandre Silveira.

Sem Titulo 15

Foto: EBC- Presidente Francês Emmanuel Macron em reunião com Lula

Governos assinam declarações

Conforme divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), na Declaração de Intenção Conjunta sobre a Cooperação Franco-Brasileira em Minerais Estratégicos, os países irão unir esforços para apoiar a ampliação e o aprofundamento da parceria para fortalecer o compartilhamento de conhecimentos e boas práticas em legislação, regulação, orçamento e organização no setor de mineração. O acordo também prevê exploração conjunta da possibilidade de atrair financiamentos para reforçar a parceria e apoiar projetos em comum.

Já a Declaração de Intenções sobre diálogo de alto nível para a transição energética e os minerais estratégicos, ainda de acordo com o MME, tem o objetivo de estabelecer o diálogo e a coordenação na área de energia e de minerais estratégicos entre ambos os países, onde serão definidas linhas de trabalho para as cooperações bilaterais acerca do hidrogênio de baixo carbono, dos biocombustíveis, do combustível de aviação sustentável (SAF), da energia nuclear e dos minerais estratégicos.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...