Afetados pelo rompimento da barragem de Fundão se reúnem na AMM para demonstrar indignação após 8 anos

Publicado em

Nesta quarta-feira (21), representantes dos municípios afetados pelo desastre ambiental causado pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015, na cidade de Mariana, se reuniram com a Associação Mineira de Municípios (AMM) para manifestar suas indignações com os termos de recuperação e pedir apoio das autoridades em meio à tragédia ambiental.

Oito anos após o rompimento e três anos após o processo de renegociação, os municípios afetados continuam buscando um acordo que garanta uma compensação efetiva e justa pelos danos socioambientais causados ​​pelos rejeitos na barragem de Fundão.

Afetados pela barragem de Fundão pedem ações mais concretas dos responsáveis e autoridades governamentais

Uma das demandas é que o Judiciário brasileiro seja mais rigoroso ao iniciar as renegociações; recomenda-se que os representantes das vítimas sejam efetivamente envolvidos nas negociações, garantindo ao mesmo tempo que os processos judiciais coletivos e individuais sejam julgados mais rapidamente para que os afetados, incluindo os empresários, receber uma compensação judicial adequada.

Em dezembro de 2023, a Samarco e suas holdings Vale e BHP Billiton propuseram um pacote de remuneração de 42 bilhões de reais pela tragédia na barragem de Fundão, a ser parcelado em oito anos.

Porém, prefeitos e representantes dos atingidos pela tragédia de Mariana que participaram da reunião na sede da AMM consideraram a proposta desrespeitosa.

Desde o incidente, os municípios envolvidos têm trabalhado incansavelmente para mitigar os danos e restaurar a normalidade da comunidade. No entanto, os esforços até agora não surtiram o efeito desejado.

As renegociações estão paralisadas desde dezembro de 2023, depois que os afetados rejeitaram uma oferta de 42 bilhões de reais das mineradoras.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios