Prefeitura de Ouro Preto desemente concessão de anuência a empreendimento no Parque da Lapa

Publicado em

 

Por meio da divulgação de uma nota, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), negou que tenha assinado o termo de anuência para instalação de uma mineradora nas imediações da Gruta de Nossa Senhora da Lapa, em Antônio Pereira. Documentos que circularam em redes sociais sugerem que o chefe do executivo teria assinado digitalmente o termo.

A nota assinada pelo prefeito, no entanto, declara que não foi concedida autorização para atividade minerária dentro da área do Parque da Lapa de Antônio Pereira, monumento natural e santuário religioso. O chefe do executivo ainda destacou que quem gere o licenciamento da mineração é o Estado, cabendo ao município apenas a entrega da anuência em caso de o empreendimento estar em conformidade com a legislação.

“Quem licencia mineração é o Estado, mas a Prefeitura de Ouro Preto jamais concederia anuência a uma iniciativa prejudicial ao Parque da Lapa, e espera que o Conselho esclareça a situação ao examinar o projeto em arguição”, diz o prefeito.

Sem Titulo 10 1
Foto: Wikpedia – Prefeito diz que jamais autorizaria empreendimento que prejudicasse unidade de conservação

“Em razão de polêmica criada por opiniões equivocadas, o prefeito suspendeu a tramitação, na administração municipal, de projeto da mineradora Leão de Ferro para que o mesmo seja analisado pelo Conselho Consultivo do Parque da Lapa”, complementa, na nota.

O deputado federal Duarte Junior (Republicanos) deu visibilidade ao caso ao comentar a situação na Câmara dos Deputados: “Me surpreendi e até agora não consigo entender como foi autorizado pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto a empresa Leão de Ferro Mineração a pensar em explorar a região da Gruta da Lapa”, questionou em seu discurso.

Parque da Lapa foi criado pela Prefeitura na gestão do próprio Ângelo Oswaldo

Por meio da nota divulgada, o prefeito ainda relembrou que o Parque da Lapa foi criado em 1933, também sob sua gestão. Ele informou ainda que recebeu, recentemente, o levantamento completo do sítio espeleológico e mandou retirar o cercamento feito por invasores da área. Ainda, promoveu com a comunidade e a Arquidiocese a celebração do tricentenário da Festa da Lapa e que jamais concederia anuência a empreendimento que prejudicasse o parque.

Na unidade de conservação, a 26 km de Ouro Preto, está localizada a Gruta Nossa Senhora da Lapa (foto), local considerado sagrado pela comunidade. A devoção a Nossa Senhora vem desde 1757, quando crianças afirmaram terem a visto no local.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios