MPMG e Anglo American formalizam acordo para restauração da estátua do Juquinha, na Serra do Cipó

Publicado em

 

A mineradora Anglo American formalizou o acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para restauração da estátua que homenageia o eremita Juquinha, na Serra do Cipó. O monumento é um dos símbolos da região e passará por obras de restauro, além de melhorias de sinalização e segurança.

Conforme antecipado pelo CidadesMineradoras.com.br, o investimento será de até R$ 400 mil e realizado pela Anglo American, detentora do terreno onde foi construída a estátua, em Santana do Riacho, às margens da MG-10, numa área conhecida como Alto Palácio. A estátua está no KM 117 da rodovia, próximo ao entroncamento com a estrada que liga a MG-10 a Morro do Pilar.

O promotor de Justiça e coordenador Regional da Bacia dos Rios das Velhas e Paraopeba do MPMG, Lucas Pardini, explica a motivação do acordo, assinado nessa terça-feira (26): “A atuação do MPMG se deu por meio da instauração de um inquérito civil pela promotoria de Justiça de Jaboticatubas, motivado por notícias veiculadas na imprensa que davam conta do mal estado de conservação do patrimônio”.

Porojeto da Anglo American terá que ser aprovado pela Prefeitura de Santana do Riacho

A partir da assinatura do acordo, a mineradora se comprometeu a implementar as ações de restauração e de melhorias no local, como a instalação de câmeras de monitoramento e de placas de sinalização. As atividades serão iniciadas a partir da aprovação do projeto executivo pela Prefeitura de Santana do Riacho.

O monumento foi construído em 1987, pela artista plástica Virgínia Ferreira, para homenagear o andarilho José Patrício, mais conhecido como Juquinha. Ele viveu na região até 1983, ano de sua morte. A estátua há tempos não passa por manutenção e vinha sendo constantemente alvo de vandalismo e turismo predatório. É comum nas redes sociais veiculação de fotos com pessoas escalando a estátua.

Sem Titulo 21 2
Acordo entre MPMG e mineradora foi assinado nessa terça-feira (26)

“O Juquinha era considerado um guardião da Serra do Cipó e a sua história é transmitida de geração em geração. Sua estátua teve deterioração ocorrida ao longo do tempo e por ações de terceiros. No fim de 2020, a Anglo American comprou a área onde está instalado o monumento do andarilho com objetivo de preservar o local”, explica Claudiana Souza, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Anglo American no Brasil.

O monumento é tombado pelo Decreto Municipal n° 72/2021, de Santana do Riacho. Ainda tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei n° 987/2019, para declara-la “estátua patrimônio histórico, artístico e cultural” do estado.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...