Estátua do Juquinha será restaurada a partir de acordo entre Anglo American e MPMG

Publicado em

 

A estátua do Juquinha, um dos símbolos da Serra do Cipó, será restaurada por meio de um acordo firmado entre a Anglo American – mineradora proprietária do terreno onde ela está localizada – e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

A estátua que homenageia um eremita que viveu na região fica em Santana do Riacho, na localidade conhecida como Alto Palácio, na altura do KM 117 da MG-10. A rodovia liga Belo Horizonte a Conceição do Mato Dentro, município sede da operação do empreendimento Minas-Rio, da Anglo American.

Há anos o monumento vem sofrendo com a degradação do tempo e a falta de manutenção. Ela também é alvo frequente de vandalismo e de turistas predatórios. Além da restauração da estátua, serão realizadas melhorias na sinalização e na segurança do local.

Conforme informações do MPMG, o custo total das obras pode atingir R$ 400 mil, embora não haja um teto de gastos previstos. Entre outras melhorias previstas estão a instalação de câmeras de monitoramento remoto que vão operar 24h por dia e a implantação de ações de educação sócioambiental.

Nossa estratégia foi procurar a quem caberia a responsabilidade pela preservação e restauro da obra. Como o terreno é da mineradora Anglo American, essa responsabilidade recai sobre eles”, disse à Rádio Itatiaia o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), Carlos Eduardo Ferreira Pinto.

Sem Titulo 12 2
Estátua sofre com o turismo predatório e ações de educação sócioambiental serão desenvolvidas no local

“Existe uma jurisprudência do TJMG que diz que a restauração de bens culturais é do dono do terreno. Se alguém é proprietário de um terreno que tem um bem, ele é responsável pela sua preservação, ainda que os danos de depredações e vandalismo não tenham sido causadas pelo proprietário”, complementou o promotor de justiça da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Meio Ambiente das Bacias dos Rios das Velhas e Paraopeba, Lucas Pardini Gonçalves.

A origem da estátua

Para homenagear Juquinha, bastante querido na região, prefeitos de Conceição do Mato Dentro e Morro do Pilar, em 1987, três anos após a morte do ermitão, encomendaram a estátua. A construção é feita de concreto e tem três metros de altura. A obra foi feita pela artista plástica Virgínia Ferreira.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios