Conhecida como a Capital Mineira do Ecoturismo, Conceição do Mato Dentro, município polo minerário do Médio Espinhaço, é tema de um livro que promete para valorizar a importância ambiental e os atrativos turísticos da região. A obra intitulada “As Unidades de Conservação de Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais. Legado para o futuro”, de Miguel von Behr, traz informações sobre a história do município e das áreas naturais protegidas. O lançamento do livro na cidade está previsto para o próximo dia 13 de dezembro, às 19h, no Salão do Espaço Tio Patinhas.
A publicação detalha a história de criação, importância ambiental e cultural e atrativos das quatro unidades de conservação do município, à 167 km ao norte de Belo Horizonte na Serra do Espinhaço – como o famoso Parque Natural Municipal do Tabuleiro e o Parque Estadual no Serra do Intendente, que abrigam atrações naturais como a imponente Cachoeira do Tabuleiro (foto), a maior de Minas Gerais e terceira maior do Brasil.
Outro destaque é a Cachoeira Rabo de Cavalo, no Parque Estadual no Serra do Intendente que encanta visitantes com sua beleza impressionante, este em parceria com o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais e a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro. Os parques são marcos de preservação da rica e única biodiversidade, lazer, recreação e turismo sustentável.
O livro também aborda o papel decisivo que Conceição do Mato Dentro e seus protagonistas locais desempenharam na criação da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, declarada pela UNESCO em 2005. A geologia singular da Serra do Espinhaço é explorada na obra, trazendo ao leitor um panorama rico em biodiversidade e cenários naturais únicos.
Além de promover o ecoturismo, a obra discute o incentivo a atividades como o mountain bike e destaca a “Rota das Dez Cachoeiras”, que valoriza o turismo de aventura. O livro encerra com uma análise sobre a Travessia Lapinha-Tabuleiro, considerada um dos principais desafios de gestão do turismo na região, e reflete sobre o legado ambiental das unidades de conservação para o futuro de Conceição do Mato Dentro.
O autor do livro sobre Conceição
O ambientalista Miguel von Behré arquiteto urbanista com ampla experiência em conservação ambiental. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Brasília, foi servidor de órgãos ambientais federais como a SEMA, Ibama, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente, contribuindo para a criação de diversas unidades de conservação no Brasil, como a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins, Juréia(SP, APA da Mantiqueira(SP/MG/RJ) e Reserva Extrativista Marinha de Pirajubaé(SC).
Von Behr foi também um dos sócios fundadores da Fundação SOS Mata Atlântica. Ele coordenou e implantou projetos voltados para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável de populações tradicionais da Amazônia. Atualmente, dedica-se à fotografia e a cursos sobre criação e gestão de unidades de conservação municipais. Com oito livros publicados, nas suas obras Miguel explora a natureza, história, cultura e iniciativas de conservação dos ecossistemas brasileiros. Entre suas publicações estão “Cubatão Força da Vida”, “Planalto da Bodoquena, “Jalapão Sertão das Águas” “Costa dos Corais” e “Guarakessaba Passado, Presente e Futuro”.
SERVIÇO
Lançamento do livro “As Unidades de Conservação de Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais. Legado para o futuro”
Assunto: Ecoturismo, preservação ambiental e história local
Principais atrações: Cachoeira do Tabuleiro, Serra do Espinhaço, Rota das Dez Cachoeiras
Destinos em destaque: Parque Natural Municipal do Tabuleiro, Parque Estadual da Serra do Intendente, Serra da Ferrugem
Dia: 13/12
Horário: 19h
Local: Salão do Espaço Tio Patinhas – Conceição do Mato Dentro – MG