Semana do Meio Ambiente: é possível mineração sustentável?

Publicado em

Modificado às 08h44

 

Nesta série sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente, instituída pela ONU em 1972, o CidadesMineradoras.com.br traz o tema “mineração sustentável”. A tendência ainda é recente, mas bastante discutida, já que a atividade, ao mesmo tempo em que possibilita a conversão da riquezas dos territórios em bens essenciais para a vida humana, é responsável por grandes impactos ao meio ambiente.

O termo “sustentabilidade” traz consigo a definição de um desenvolvimento que não esgota os recursos naturais para o futuro. Ou seja, o que é feito hoje não pode comprometer as gerações futuras por falta de recursos.

Mas é possível a mineração ser sustentável? De acordo com a mineradora Anglo American, a resposta é sim. Para a empresa, essa tendência deve ocorrer já nas próximas décadas.

O diretor de tecnologia da Anglo American, Tony O’Neill até 2022, descreve como a empresa trata do assunto: “Nossa estratégia de sustentabilidade nasceu da FutureSmart MiningTM, assim como nossa abordagem focada em inovações rumo à mineração sustentável e o modelo para o futuro dos nossos negócios. O modelo visa entregar resultados que mudem o panorama em diferentes áreas ao longo de toda a cadeia de valor da mineração, de descobertas minerais à entrega de nossos produtos nas mãos dos clientes”.

A Anglo American informa à sociedade em suas mídias que conta com um detalhado plano de mineração sustentável. Este abrange todos os três pilares da sustentabilidade pactuados pela Organização das Nações Unidas (ONU): ambiente saudável, comunidades prósperas e liderança corporativa.

Ações concretas para o futuro

A reciclagem, um conceito nem tão novo assim, não fica de fora dessa nova tendência da mineração. Entre as várias maneiras de tornar a atividade sustentável estão a transformação dos rejeitos em asfalto para a pavimentação de ruas. Outra possibilidade é o reaproveitamento deles para fabricação de tijolos para a construção civil. A reutilização da água por meio do processo de filtragem inteligente potencializa sua recuperação, evitando a escassez e o empilhamento a seco.

De acordo com a mineradora, ela desenvolve um trabalho colaborativo com governos, membros da sociedade civil e ONGs para criar oportunidades a longo prazo. O objetivo é justamente não prejudicar as gerações futuras com as ações de hoje.

 

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios