Laboratório de terras raras da Fiemg deve impulsionar pesquisas para setores elétrico e automotivo em 2024

Publicado em

 

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) investiu R$ 35 milhões na aquisição do Laboratório de Produção de Ímãs de Terras Raras (LABFAB ITR) da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A assinatura de um termo pelo presidente da Federação, Flávio Roscoe, e o diretor-presidente da Codemge, Thiago Toscano, oficializou a transação no último dia 21 de dezembro.

A aquisição do laboratório é considerada estratégica pela Fiemg e visa estabelecer uma base sólida para avanços significativos no setor de terras raras. As metas incluem o desenvolvimento de pesquisa e inovação, focando na eficiência dos ímãs e em sua aplicação em setores como o elétrico e automotivo.

“A aquisição do laboratório LABFAB ITR é um grande passo para o futuro das terras raras em Minas Gerais”, disse o presidente da FIEMG destacando a percepção e a visão da Codemge ao construir esse ativo. “O laboratório está pronto e a operacionalização vai para a iniciativa privada. A FIEMG já conta com uma rede de laboratórios e o LABFAB ITR será incorporado ao ecossistema de inovação da entidade, que conta com mais de 200 pesquisadores”, enfatizou.

Com a aquisição do LABFAB ITR, localizado em Lagoa Santa, a Fiemg se comprometeu não só a manter, mas também enriquecer o projeto com treinamento contínuo e especialização do corpo técnico.

Laboratório atenderá demanda crescente

A Fiemg planeja comissionar a única planta de produção de ímãs de terras raras do Brasil, com capacidade de produção de até 100 toneladas por ano. O objetivo é ampliar a capacidade de produção nacional e atender à demanda crescente do mercado.

Conforme revelado pelo diretor Thiago Toscano, o LABFAB ITR enfrentava desafios operacionais significativos em função da dependência de insumos essenciais produzidos na China: “A Companhia optou por buscar um parceiro estratégico capaz de operar eficientemente a planta piloto, a planta principal e todos os laboratórios vinculados ao projeto”.

O presidente da Fiemg diz que a estrutura vai permitir que as indústrias tenham acesso a imãs de altíssima tecnologia que serão uma fonte alternativa de abastecimento. “Uma equipe de profissionais está sendo preparada e a expectativa é que o laboratório entre em operação em abril do ano que vem, deixando Minas Gerais na vanguarda de terras raras. Essa parceria com a Codemge é fundamental”, diz Flávio Roscoe.

Fiegmg e o LABFAB ITR prometeram trabalhar em projetos estruturantes para promover a sustentabilidade, eficiência e competitividade do setor, por meio de parcerias com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT’s). Elas terão papel fundamental para a execução de projetos relacionados ao setor de ímãs de terras raras, segundo as instituições.

Clique e saiba mais sobre terras raras. Para saber mais sobre o LABFAB ITR, clique aqui.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios