Crise do aço atinge Usiminas e siderúrgica anuncia fechamento de Alto-forno 1, em Ipatinga

Publicado em

 

O presidente da Usiminas, Marcelo Chara, anunciou que a siderúrgica fechará o Alto-Forno 1, em Ipatinga, em decorrência do mau momento vivido do aço no mercado local. O anúncio foi feito durante uma entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira (11), no Vale do Aço.

De acordo com Chara, a invasão do aço chinês no mercado brasileiro tornou inviável que a empresa mantenha os três alto-fornos da cidade funcionando. Só o alto-forno 1 tem capacidade de produzir 600 mil toneladas de aço por ano.

“As importações do aço chinês estão destroçando o tecido industrial do país e estão afetando diretamente toda a indústria. Estão entrando no país a preços subsidiados e isso gera um tremendo dano”, comenta Chara, lembrando que o Governo Chinês subsidia a produção para gerar empregos localmente e vende o aço com preço abaixo do valor de mercado para o resto do mundo.

Embora o presidente da Usiminas tenha anunciado a paralisação do Alto-forno 1, ele não precisou exatamente a data em que isso irá ocorrer. Porém, adiantou que a medida inevitavelmente resultará em redução de empregos para o Vale do Aço, como consequência da diminuição de produção e dos investimentos na cadeia siderúrgica.

Na semana passada, a Aperam, antiga Acesita, em Timóteo, também havia anunciado redução em sua produção no Vale do Aço. Saiba mais. Outras companhias, como Gerdau e ArcelorMittal também haviam feito cortes na produção, dando férias coletivas e até demissões por conta da crise.

Aumento de alíquota sobre importação do aço é solução apontada pelo segmento 

Já há algumas semanas o presidente da Usiminas vem cobrando o aumento da alíquota sobre importação do aço para tornar a matéria-prima brasileira competitiva no mercado interno. Chara lembrou durante a coletiva que Estados Unidos, México e países da União Europeia tomaram a medida como forma de combater o comércio desleal da China.

De acordo com Chara, representantes do segmento já vêm em intensa negociação com o Governo Federal para obter o aumento da taxas sobre importação do aço e anunciou que em breve haverá uma reunião com os ministros do Desenvolvimento, Indústria, Serviço e Comércio e da Fazenda, Geraldo Alkimin e Fernando Haddad, respectivamente, para tratar do tema.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios