ArcelorMittal vai dar férias coletivas a cerca de 400 funcionários por conta de crise do aço

Publicado em

 

A Maior produtora de aço no Brasil, a ArcelorMittal, irá dar férias coletivas a cerca de 400 funcionários da usina de Resende (RJ). As operações serão suspensas em diferentes unidades, com paradas técnicas por conta do aumento acelerado das importações de produtos siderúrgicos pelo Brasil.

O presidente da companhia, Jefferson De Paula, considera o momento crítico e alerta para o risco real e iminente de muitas demissões. A situação na indústria do aço vai afetar o crescimento econômico, de acordo com avaliação do executivo ao Jornal Valor Econômica, divulgada nesta sexta-feira (17).

A empresa atribui a crise às sobras de aço no mercado global e prevê que as importações de aço, que chegam sobretudo de países asiáticos e da Turquia, devam crescer 50%. A indústria brasileira já pediu ao governo federal a adoção de alíquota de importação de 25% (atualmente está em 12,5%), em caráter urgente.

A ArcelorMittal prevê que a produção no quarto trimestre ficará 30% abaixo da capacidade e, em 2023, 1,3 milhão de toneladas deixarão de ser produzidas. Em Resende, dos cerca de 400 trabalhadores afetados pela paralisação de 45 dias, 320 farão compensação de banco de horas e 87 serão colocados em férias coletivas entre novembro e dezembro, segundo o presidente da companhia.

Além da ArcelorMittal, outras gigantes sofrem com a crise

Outras gigantes afetadas pela crise no mercado do aço brasileiro são a Gerdau e a Usiminas, A primeira já demitiu 700 trabalhadores e reduziu a produção em diferentes unidades pelo país. Já a Usiminas cobrou publicamente, por meio do seu presidente, que o governo aumente a tarifa sobre a importação do aço para garantir a competitividade das empresas brasileiras. Clique e saiba mais.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios