Exposibram 2024: saiba por que o evento de mineração é considerado um dos maiores da América Latina

Publicado em

 

Prevista para ocorrer entre 9 e 12 de setembro, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) é considerada um dos maiores hubs de mineração da América Latina. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o evento é uma grande vitrine para geração de negócios no segmento, por meio da feira, e de conhecimento, por meio do congresso.

Realizada anualmente, a Exposibram reunirá na edição de 2024 mais de 450 estandes na feira e mais de 2 mil congressistas participando de debates sobre os cenários e tendências da mineração no Brasil e no mundo. Os organizadores esperam que um público superior a 60 mil pessoas viste o Expominas, na região Oeste de Belo Horizonte, durante os quatro dias de evento.

Entre os 13 mil m2 de área ocupada pela Exposibram 2024, haverá o espaço dedicado à tradicional rodada de negócios, na qual mais de 400 fornecedores estão inscritos. Na edição de 2023, realizada em Belém do Pará, a estimativa do Ibram foi de R$ 1,5 bilhão em expectativa de negócios gerados.

Participante da Exposibram 2024

Como tradicionalmente ocorre, no evento vão estar representadas mineradoras com atuação global e grandes empresas que fornecem produtos e serviços para a indústria da mineração. A feira e o congresso apresentarão as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados ao segmento, além de dados sobre investimentos e gestão.

O diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann, lembra que o congresso tratará de temas estratégicos para o setor, como transição energética e tributação: “Teremos a oportunidade de cobrir um leque expressivo de temas. Isso contribui para a criação de um evento mais dinâmico, com maiores oportunidades para empresários do setor, estudiosos e outros públicos”.

A gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Ibram, Cinthia de Paiva Rodrigues, destaca que que serão debatidas formas de financiamento de projetos de transição energética, além da agenda econômica, perspectivas de mercado, riscos tributários e fiscais, riscos políticos e outros assuntos sensíveis à indústrisa da mineração. “Vamos falar de transparência dos royalties, da discussão de minerais nucleares, vamos falar de fertilizantes e da pequena mineração. Temos muitos temas interessantes”, diz.

Saiba mais sobre a Exposibram 2024 e a história do evento clicando aqui

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios