Um projeto necessário para a sustentabilidade social

Publicado em

 

O 2o Fórum Regional de Diversificação Econômica debate em Conselheiro Lafaiete, desde essa quinta-feira, 22 de junho, até esta sexta-feira (23), o potencial de transformação das cidades brasileiras.

O Brasil é um país com uma riqueza natural imensurável: diversidade de recursos minerais, terras férteis, abundância de água e um clima privilegiado. Para que haja a transformação dessas riquezas em benefícios próprios para a sociedade, há a necessidade de conscientização dos agentes envolvidos e elaboração de planejamentos estratégicos com finalidades claras.

Por meio das inovações econômicas, tecnológicas e sociais, busca-se alcançar os benefícios do desenvolvimento local e autonomia regional, com a valorização da pessoa, como centro deste sistema.

No evento, várias palestras interessantes, testemunhos, desafios e perspectivas. Um exemplo ícone foi a apresentação cooperativista, por João Leite, da cidade de São Roque de Minas, um pequeno município mineiro, referência do queijo Canastra. Através da formação de uma cooperativa de crédito, o município se reergueu, revolucionou sua educação, sua tecnologia, investiu em sua autonomia econômico-financeira e recuperou sua autoestima enquanto sociedade.

Outro destaque do evento foi a cidade de Conceição do Mato Dentro, que apresentou, por meio do presidente de sua associação comercial, Haécio Lages, os conceitos e finalidades do Fundo Soberano Municipal. Tal fundo “passa pela garantia de se dar perenidade aos recursos financeiros advindos da mineração, além de uma maior gestão e aplicação desses recursos, na busca por um desenvolvimento integrado, sustentável e diversificado, em Conceição do Mato Dentro”, explicou o gestor.

Viu-se apresentada, também, nesse importante evento, a participação essencial da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no desenvolvimento de startups, com inovadores projetos, para a ciência e para o mercado mineiro.

Nessa mesma linha, salienta-se a parceria do Município de Conceição do Mato Dentro com a empresa EY, com apoio da Anglo American, para o desenvolvimento de pesquisas e formação de um Eco Parque Industrial para a cidade, com vistas à sua evolução e crescimento sustentável.

Tal empreendimento, elaborado no mandato do prefeito de Conceição do Mato Dentro e presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), José Fernando Aparecido de Oliveira, faz parte do projeto de diversificação econômica do município, exemplo claro da importância para a sustentabilidade social. Clique e saiba mais.

Por Mariana Santos e Márcia Itaborahy 

 

Na foto, da esquerda para a direita: Amarildo Pereira, anfitrião do fórum e presidente da Associação Comercial e Industrial de Mariana (Aciam); Mariana Santos, da MM Advocacia Minerária; Gilmar Barbosa, coordenador técnico do fórum; Haécio Lages, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Conceição do Mato Dentro, e Márcia Itaborahy, da MM Advocacia Minerária.

 

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...