Projetos de acesso a água entram em fase de detalhamento na reparação por tragédia de Brumadinho

Publicado em

 

Entraram em fase de detalhamento dois importantes projetos de reparação socioeconômica específicos para Povos e Comunidades e Tradicionais (PCTs), da região atingida pelo rompimento da Vale em Brumadinho. As iniciativas selecionadas a partir de consulta popular contemplam comunidades de Betim e Juatuba, com proposta de garantir o acesso a água. Os projetos abrangem locais que foram prejudicados pela contaminação da Bacia do Rio Paraopeba, atingida por rejeitos de mineração da Vale, no rompimento da barragem da Mina do Feijão, em 2019.

A Consulta Popular para PCTs, realizada entre julho e setembro de 2022, foi feita no âmbito dos Projetos de Reparação Socioeconômica para a Bacia do Paraopeba (Anexo I.3) e para Brumadinho (Anexo I.4). O processo consultivo está previsto no Acordo de Reparação e ocorreu posteriormente à Consulta Popular para a população em geral dos 26 municípios atingidos, realizada em novembro de 2021, segundo o Governo de Minas.

Conforme o Acordo de Reparação, a fase de detalhamento consiste em um planejamento realizado pela Vale antes do início da execução. A empresa tem a obrigação de execução destas iniciativas, após autorização para o início da implementação, baseada no parecer emitido pela auditoria da Fundação Getulio Vargas (FGV) e dada pelos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).

As instituições ainda acompanham e fiscalizam todo o processo de execução dos projetos da Consulta Popular para PCTs. Ao todo, a cinco projetos estão em fase de detalhamento, todos selecionados a partir da Consulta Popular específica para Povos e Comunidades Tradicionais: além de Betim e Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme e São Joaquim de Bicas são municípios onde as inciativas são desenvolvidas. Outros projetos selecionados da mesma forma entrarão em fase de planejamento nos próximos meses, segundo o Governo de Minas.

Comunidades de Betim estão entre as atendidas pelos projetos que visam garantir segurança hídrica
Foto: Divulgação – Comunidades de Betim estão entre as atendidas pelos projetos que visam garantir segurança hídrica

Os projetos

Os projetos selecionados para Betim e Juatuba são voltados para o acesso à água em comunidades que serão atendidas visando garantir a segurança hídrica para diversas finalidades. Em Betim, está previsto o atendimento às comunidades UTT Centro Espírita Umbandista São Sebastião e Santa Bárbara; e UTT Tenda de Preto Velho Luz de Aruanda.

Já em Juatuba, o projeto prevê o envolvimento e atendimento das comunidades Ilê Axé Alá Tooloribi; Ilê Axé Babá Odé Orum Omi; Centro Afro-brasileiro Nzo Atim Oya Oderim; Terreiro Vovó Maria Conga; e Ilê Olu Aiye.

Outras informações sobre os projetos podem ser obtidas por meio do link.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...