O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) promoverá estre nestas terça (2) e quarta-feira (3) o Seminário Brasileiro de Segurança em Estruturas de Rejeitos 2204 / Tailings Safety Brazil Seminar 2024. O evento debaterá os avanços e novos rumos da gestão de estruturas de disposição de rejeitos da mineração, reunindo um grupo de especialistas e autoridades brasileiras e estrangeiras no assunto.
De acordo com o instituto, o Seminário abordará temas como regulação; padrões globais e gestão das estruturas de disposição de rejeitos; gestão de riscos; alternativas para disposição de rejeitos, e Planos de Ação de Emergência. A proposta é compartilhar informações e conhecimento técnico sobre as estruturas de disposição rejeitos, de água e os desafios diante dos cenários de mudanças climáticas.
Conforme divulgado pelo Ibram, o evento também compartilhará os avanços do setor mineral na gestão operacional e, em especial, na questão da segurança. Dois especialistas estrangeiros serão keynote speakers: Priscilla Nelson, Professora, Diretora de E&O do Centro de Rejeitos, Colorado School of Mines – ela falará sobre “Padrões globais e a gestão de riscos nos processos e negócios da mineração no mundo”, no dia 2/7 às 11h30; Michel Julien, VP: Environment & Critical Infrastructures, Agnico Eagle Mines Ltd. – ele falará sobre o tema “Futuro da disposição de rejeitos: empilhamentos e outras alternativas”, no dia 3/7, às 11h.
No último dia 20 de junho, o Ibram apresentou avanços na gestão das estruturas de disposição de rejeitos e reportar o processo de descaracterização de barragens construídas pelo método ‘a montante. De acordo com a entidade, de um total de 74 barragens a montante em 2019, restam 52 que estão em processo de descaracterização e não há pessoas em localidades onde há barragens de mineração em situação de alto risco. A expectativa é que mais de 90% sejam descaracterizadas até 2027.
“Transparência é obrigatória para que todos acompanhem e compreendam os esforços do setor mineral para contar com operações mais seguras”, afirma Raul Jungmann.
Ibram apresenta personalidades na programação
A abertura do seminário terá a participação de Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil e presidente do Conselho Deliberativo do Ibram; de Reuber Koury, diretor técnico de Projetos da Samarco; de Fernando Azevedo e Silva, vice-presidente do Instituto. Raul Jungmann, diretor-presidente participará da programação do segundo dia. Coordenam o seminário, pelo IBRAM, Julio Cesar Nery Ferreira, diretor de Sustentabilidade, e Aline Leite Nunes, gerente de Assuntos Minerários.
Também constam da programação, entre outras autoridades e especialistas, Luiz Paniago, superintendente de Segurança de Barragens de Mineração da ANM; Alice Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial / Engª Hidróloga – Serviço Geológico do Brasil; Carlos Eduardo Ferreira Pinto, promotor do Ministério Público de Minas Gerais. Consulte a relação de participantes clicando aqui.
Cobertura
O Seminário Brasileiro de Segurança em Estruturas de Rejeitos 2204 / Tailings Safety Brazil Seminar 2024 conta com o patrocínio de Samarco e Vale; H&P e Hexagon. Clique para ver a programação completa. As inscrições podem ser feitas por meio do link.
O evento terá a cobertura do Cidades & Minerais em parceria com as colunistas Mariana Santos e Márcia Itaborahy, da MM Advocacia Minerária.