Ibram promove seminário sobre segurança em barragens de rejeitos a partir desta terça-feira (2)

Publicado em

 

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) promoverá estre nestas terça (2) e quarta-feira (3) o Seminário Brasileiro de Segurança em Estruturas de Rejeitos 2204 / Tailings Safety Brazil Seminar 2024. O evento debaterá os avanços e novos rumos da gestão de estruturas de disposição de rejeitos da mineração, reunindo um grupo de especialistas e autoridades brasileiras e estrangeiras no assunto.

De acordo com o instituto, o Seminário abordará temas como regulação; padrões globais e gestão das estruturas de disposição de rejeitos; gestão de riscos; alternativas para disposição de rejeitos, e Planos de Ação de Emergência. A proposta é compartilhar informações e conhecimento técnico sobre as estruturas de disposição rejeitos, de água e os desafios diante dos cenários de mudanças climáticas.

Conforme divulgado pelo Ibram, o evento também compartilhará os avanços do setor mineral na gestão operacional e, em especial, na questão da segurança. Dois especialistas estrangeiros serão keynote speakers: Priscilla Nelson, Professora, Diretora de E&O do Centro de Rejeitos, Colorado School of Mines – ela falará sobre “Padrões globais e a gestão de riscos nos processos e negócios da mineração no mundo”, no dia 2/7 às 11h30; Michel Julien, VP: Environment & Critical Infrastructures, Agnico Eagle Mines Ltd. – ele falará sobre o tema “Futuro da disposição de rejeitos: empilhamentos e outras alternativas”, no dia 3/7, às 11h.

No último dia 20 de junho, o Ibram apresentou avanços na gestão das estruturas de disposição de rejeitos e reportar o processo de descaracterização de barragens construídas pelo método ‘a montante. De acordo com a entidade, de um total de 74 barragens a montante em 2019, restam 52 que estão em processo de descaracterização e não há pessoas em localidades onde há barragens de mineração em situação de alto risco. A expectativa é que mais de 90% sejam descaracterizadas até 2027.

“Transparência é obrigatória para que todos acompanhem e compreendam os esforços do setor mineral para contar com operações mais seguras”, afirma Raul Jungmann.

Ibram apresenta personalidades na programação

A abertura do seminário terá a participação de Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil e presidente do Conselho Deliberativo do Ibram; de Reuber Koury, diretor técnico de Projetos da Samarco; de Fernando Azevedo e Silva, vice-presidente do Instituto. Raul Jungmann, diretor-presidente participará da programação do segundo dia. Coordenam o seminário, pelo IBRAM, Julio Cesar Nery Ferreira, diretor de Sustentabilidade, e Aline Leite Nunes, gerente de Assuntos Minerários.

Também constam da programação, entre outras autoridades e especialistas, Luiz Paniago, superintendente de Segurança de Barragens de Mineração da ANM; Alice Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial / Engª Hidróloga – Serviço Geológico do Brasil; Carlos Eduardo Ferreira Pinto, promotor do Ministério Público de Minas Gerais. Consulte a relação de participantes clicando aqui.

Cobertura

O Seminário Brasileiro de Segurança em Estruturas de Rejeitos 2204 / Tailings Safety Brazil Seminar 2024 conta com o patrocínio de Samarco e Vale; H&P e Hexagon. Clique para ver a programação completa. As inscrições podem ser feitas por meio do link.

O evento terá a cobertura do Cidades & Minerais em parceria com as colunistas Mariana Santos e Márcia Itaborahy, da MM Advocacia Minerária.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios