Barão de Cocais passará por treinamento de emergência de barragens nesta quinta-feira

Publicado em

 

Moradores de Barão de Cocais poderão participar, nesta quinta-feira (28), de um treinamento sobre os procedimentos de segurança em caso de emergência envolvendo barragens. O trabalho será desenvolvido pela Defesa Civil, com o apoio da Vale. O foco do simulado prático de emergência é a população que mora ou transita nas proximidades das barragens Sul Superior, Sul Inferior e da Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ).

De acordo com a Vale, a atividade tem como objetivo “reforçar a cultura de prevenção e orientar os moradores, visitantes, órgãos públicos e empregados da empresa sobre como agir em uma suposta situação real de emergência”. A participação no simulado é facultativa e é um direito da população, previsto em lei.

Ainda de acordo com a Vale, o simulado é também uma oportunidade para que a comunidade conheça as medidas de segurança e para que representantes dos órgãos públicos avaliem e identifiquem se a sinalização e o sistema de alerta estão operando corretamente.

A ação é preventiva e está inserida no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). A empresa esclarece que trata-se de uma medida de rotina preventiva e que não houve alteração nas condições de segurança das barragens de Barão de Cocais.

O treinamento

A Vale informou que, no horário do exercício, haverá o toque real de sirenes. Antes de a sirene ser acionada, no entanto, será emitida uma mensagem alertando de que se trata de um simulado. Ao ouvir o alerta sonoro, os participantes deverão seguir as placas de rotas de fuga e se dirigir ao ponto de encontro mais próximo, que são os locais seguros e protegidos de risco.

Ainda de acordo com a mineradora, a atividade é aberta a todos que desejem participar do treinamento. Considerando que a Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Sul Superior e Sul Inferior está evacuada, o exercício será especialmente recomendado para as pessoas que residem ou circulam no local conhecido como Vila do Gongo (área à frente da ECJ).

Conforme previsto na legislação, a Zona de Autossalvamento (ZAS) é “a região em que se considera não haver tempo suficiente para uma intervenção das autoridades competentes em emergência envolvendo barragem de mineração”. Ela é definida pela maior das seguintes distâncias: 10 km ou a extensão que corresponda ao tempo de chegada da onda de inundação – ou seja, caminho pelo qual o conteúdo da barragem seguiria em caso de rompimento – igual a trinta minutos.

Interdição de vias

A Vale informou que, como medida para garantir a segurança, haverá interdição temporária do trânsito de veículos em alguns locais durante o simulado. Veja a lista:

. P1 – Posto de Controle Copasa;
. P2 – Posto de Controle Vila do Gongo;
. P3 e P4 – Postos de Controle – Acesso às comunidades Cruz dos Peixotos e André do Mato Dentro;
. Portaria e ombreira direita da ECJ e Portaria principal da Mina Gongo Soco;
. Via do Minério;
. Acesso MR Mineração.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios