ANM segue com risco de greve geral depois de governo rejeitar acordo

Publicado em

 

A paralisação dos servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM) completa uma semana nesta segunda-feira, 5 de junho. Apenas serviços relacionados à segurança estão sendo realizados. Essa é a primeira greve enfrentada no terceiro mandato do presidente Lula.

Os trabalhadores reivindicam estrutura para fiscalizar o garimpo ilegal e a segurança das barragens. Sem a regulação adequada, há risco de rompimentos. Além disso, servidores da ANM querem equiparação ao salário. Os agentes da ANM ganham 46% menos do que servidores das outras 10 agências reguladoras.

Outras reinvindicações são o reforço na estrutura de cargos e a recomposição do quadro de pessoal, por meio de concursos públicos. Também pedem pelo repasse integral da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cefem), correspondente a 7% da arrecadação anual. Por fim, ordenam a reformulação do Fundo Nacional da Mineração (FUNAM), conforme previsto na Lei nº 14.514/2022

De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), em 2015, a falta de fiscalização levou à tragédia de Mariana. O desastre deixou 19 pessoas mortas e destruiu o Rio Doce. Já em janeiro de 2019, o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho fez 270 vítimas fatais e despejou rejeitos na bacia do Rio Paraopeba. “Ninguém foi responsabilizado pela tragédia. Por isso, o trabalho da regulação se faz essencial para a sociedade”, diz o presidente do órgão, Cleber Ferreira.

Impasse

Em reunião na última sexta-feira, com representantes do Sinagências, do Ministério de Minas e Energia, da ANM e outras entidades interessadas, o Governo Federal descartou atender às reinvindicações dos servidores neste ano. O encontro ocorreu na sede da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Embora reconheça a discrepância, o Executivo informou que não há recursos previstos para realizar o nivelamento salarial neste ano. A promessa foi incluir a verba na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024.

O presidente do Sinagências, Cleber Ferreira, contestou o argumento: “No ano passado, nos disseram a mesma coisa. Chegaram até a incluir o valor na LOA de 2023, mas foi retirado”. O governo justificou que os recursos que deveriam ser destinados aos servidores da ANM foram utilizados para outras finalidades durante a gestão passada.

“Isso é um absurdo. Se destinaram nossas verbas para outras atividades, podem tirar a verba de outras atividades para os servidores da ANM”, refutou o Cleber Ferreira.

O presidente da Associação dos Servidores da Agência Nacional de Mineração (ASANM), Antônio Prado diz que a atual situação já afeta a saúde dos servidores: “Eles estão tendo burnout e esgotamento, o que agrava ainda mais a situação da Agência”.

Apesar da grande insatisfação na ANM, a reunião foi encerrada sem nenhuma outra agenda prevista para diálogo com o governo. Na próxima quarta-feira está marcada uma Assembleia Geral Unificada Nacional para deliberar novos indicativos de paralisação. Mas uma greve geral não está descartada.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios