A Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) publicou edital de convocação para a 58ª Assembleia Geral da entidade, marcada para 16 de janeiro. Na data, membros da associação vão escolher a sua nova diretoria executiva.
No edital, a entidade também esclarece as regras para as chapas que pretendem concorrer. As inscrições devem ser feitas até 10 de janeiro, na sede da Amig, em Belo Horizonte.
Atualmente a associação é presidida pelo prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira. A nova diretoria será escolhida para o biênio entre 01/02/2025 e 31/01/2027.
Clique para ver o edital completo.
A Amig
Sociedade civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, a Amig foi fundada em 1989. A a entidade tem como objetivo representar as cidades que desenvolvem atividade mineral junto aos poderes públicos e tem entre suas missões a defesa dos interesses e direitos dos municípios minerados na acessão do desenvolvimento sustentável. A associação também luta “pela geração de investimentos para a melhoria da qualidade de vida e a conquista por recursos para infraestrutura, saúde, educação e preservação do meio ambiente”.
A entidade tem sede própria, em Belo Horizonte, e conquistou a confiança dos municípios associados ao longo dos anos. “Além de ter se tornando uma associação com representação efetiva, servindo de apoio para que os municípios manifestem seus interesses e, garantam que o setor privado e a União, retomem a contrapartida da exploração mineral aos cofres públicos”, descreve a associação.
Nos últimos anos, a Amig encampou bandeiras importantes, como a estruturação da Agência Nacional da Mineração (ANM) e a luta contra a sonegação do pagamento de royalties pelas grandes mineradoras. A entidade também teve participação fundamental no debate sobre a regulamentação da Reforma Tributária durante sua tramitação no Congresso Nacional. Clique e saiba mais sobre a Amig.