Vale investirá quase R$ 1,8 bilhão para ampliar disponibilidade de locomotivas no Pará

Publicado em

 

A Vale firmou um novo acordo com a Wabtec Corporation para a gestão de desempenho visando elevar a confiabilidade e segurança operacional das locomotivas EVO na Estrada de Ferro Carajás (EFC). Como parte do acordo, anunciado nesta semana, a mineradora irá investir R$ 1,77 bilhão nos próximos dez anos para ampliar a disponibilidade física e confiabilidade das locomotivas.

De acordo com a Vale, o serviço será prestado por meio de uma consultoria técnica que irá identificar e antecipar ações de manutenção preventiva e corretiva nos trens da EFC, ferrovia que interliga o sudeste do Pará à capital do Maranhão, São Luís.

“Esta parceria estratégica de longo prazo significa um novo padrão de confiabilidade, disponibilidade e segurança das locomotivas da EFC, reforçando nosso compromisso de investir de forma consistente na qualidade das operações das nossas ferrovias e promover o desenvolvimento tecnológico do setor ferroviário no Brasil”, explica Carlos Medeiros, Vice-presidente de Operações da companhia.

Ainda de acordo com a Vale, a Wabtec analisará dados de desempenho dos últimos três anos na EFC e fará o monitoramento de 5 mil parâmetros das locomotivas EVO que operam na ferrovia. “Os dados são enviados em tempo real ao Centro de Monitoramento da Wabtec nos Estados Unidos para que sejam avaliadas oportunidades de melhoria contínua de desempenho e otimização do ciclo de manutenção, reduzindo os índices de reboque e falha”, esclarece a mineradora.

A Wabtec já acompanha há quase duas décadas mais de 13 mil locomotivas no mundo. A empresa é líder global no suprimento de equipamentos, sistemas, soluções digitais e serviços de valor agregado para os setores ferroviário.

“A Wabtec tem uma expertise em contratos de MSA com um histórico de excelência global que otimiza a confiabilidade e disponibilidade das locomotivas, além de gerar ganhos mútuos, impulsionando o crescimento sustentável e eficiente da operação ferroviária”, diz o Presidente e Líder Regional da Wabtec Latam, Danilo Miyasato.

Vale e Wabtec mantêm parceria antiga

A Vale e a Wabtec mantêm parceria há quase três décadas para o fornecimento de materiais e componentes para a EFC. A ferrovia percorre 28 municípios do Pará e Maranhão e abriga o maior trem de transporte de minério de ferro do mundo, com 330 vagões.

Em julho de 2023, as duas empresas já haviam anunciado um acordo para a compra de três locomotivas a bateria FLXdrive que serão usadas na EFC, cumprindo o objetivo da empresa de promover medidas de descarbonização.

 

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...