ANM embarga 25 barragens de mineração em MG, sendo 18 da Vale

Publicado em

Em relatório sobre o fornecimento de Declarações de Condições de Estabilidade (DCE) a Agência Nacional de Mineração (ANM) destacou 25 embargos para barragens de mineração em MG, das 31 presentes no estado.

O documento reúne informações coletadas durante a campanha 2/2023, com prazo para envio de extratos definido em setembro-outubro.

Um total de 456 barragens de mineração estão incluídas na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Para quase todos estes, é necessária a emissão de DCE para demonstrar a estabilidade da estrutura societária que os rege.

Quase 7% das barragens de mineração em MG apresentaram declarações que não demonstraram estabilidade ou não enviaram documentos.

Nesse sentido, um total de 33 barragens não possuem certificação de estabilidade, mas duas barragens não podem ser embargadas por questões ambientais. Então, desta vez, 31 barragens de mineração em MG foram banidas.

ANM fecha 18 barragens de mineração em MG da Vale

No relatório divulgado, 18 barragens embargadas de mineração em MG são da mineradora Vale. A empresa anunciou que está trabalhando para melhorar o nível de segurança, tendo 11 das suas estruturas apresentado valores de DCE positivos e saído do nível de emergência desde o ano passado, informou a empresa em comunicado.

Segundo a Vale, todas as barragens de rejeitos construídas pelo método de elevação a montante estão ociosas e suas estruturas estão sendo demolidas.

Desde que a lei foi promulgada, em 2019, 12 barragens no Alto Vale foram removidas. Isto corresponde a 40% das 30 estruturas previstas no plano de descaracterização. A empresa prevê que até 2025 nenhuma barragem estará em estado crítico de segurança (nível de emergência 3).

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios