A AngloGold Ashanti, indústria de maior longevidade do Brasil, celebrou nesta segunda-feira (8) seu aniversário de 190 anos. A empresa dá continuidade ao legado da Saint John Del Rey Mining Company, cujas operações foram iniciadas em 1834, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A empresa diz se basear em uma mineração responsável, com valores como “segurança, respeito e sustentabilidade”. Além do aniversário, ela também celebra a marca alcançada em 2023: o índice de 52% de redução de emissões de gases de efeito estufa, ultrapassando a meta de 30% que era prevista para 2030.
A AngloGold Ashanti também promove a eletrificação de sua frota, rumo à meta de zerar a emissão de carbono até 2050. “A companhia também foi a primeira grande produtora de ouro brasileira a adotar 100% de disposição a seco em suas operações, com eliminação do envio de rejeitos úmidos para barragens. Este ano também inovou ao implementar no escritório administrativo de Nova Lima o projeto piloto da semana de trabalho de quatro dias, sem cortes de benefícios e salários”, informa a empresa.
Investimentos da AngloGold Ashanti
Para assegurar a competitividade na indústria de mineração, a empresa anunciou o aporte de R$ 1,1 bilhão para 2024, com o objetivo de reforçar suas operações nos em Minas Gerais e Goiás. O objetivo é promover avanços tecnológicos em equipamentos e frotas, novas frentes de desenvolvimento de lavra e pesquisa mineral.
“Nossos investimentos reforçam nosso compromisso com o futuro, em busca de resultados baseados sempre na sustentabilidade”, afirma o presidente da AngloGold Ashanti na América Latina, Marcelo Pereira.
A empresa lembra que, durante seus 190 anos, passou por evoluções significativas na história da indústria e da humanidade: “viveu a primeira revolução industrial, com o uso de carvão, seguindo para o surgimento da eletricidade, quando construiu uma das primeiras hidrelétricas do país, o Sistema Rio de Peixe, em Nova Lima. Também se adaptou à chegada da era eletrônica, e agora, na indústria 4.0, com a revolução digital, conta com sistemas autônomos e monitoramentos a distância em suas operações, entre outras tecnologias”, resume.
O grupo tem sede em Londres, no Reino Unido, e atuação em nove países, com 10 operações. A empresa tem capital aberto, com suas ações negociadas nas Bolsas de Valores de Nova Iorque (Estados Unidos), Joanesburgo (África do Sul) e Gana. No Brasil, a empresa tem minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento Minas Gerais e Goiás. Em 2023, a produção de ouro da AngloGold no Brasil foi de 338 mil Oz (10,5 tons). Com cerca de 8,3 mil empregados diretos e indiretos, as operações brasileiras respondem por cerca de 13% da produção global de ouro do grupo.