Venezuelanos aprovam território de Essequibo à Venezuela após referendo

Publicado em

No domingo (3), cidadãos venezuelanos votaram a favor da transformação do território de Essequibo em estado da Venezuela por meio de referendo. Desde 1899, a região está sob a jurisdição da Guiana, mas continua a ser motivo de discórdia entre os dois países vizinhos.

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) informou que um total de 10,5 milhões de pessoas participaram do referendo. Desse número, 95,93% eram a favor da inclusão oficial de Essequibo no mapa do país, o que concederia cidadania e documentação de identidade a mais de 120 mil guianenses residentes no território. Os 4,07% restantes se opuseram à proposta. É importante notar que estes números representam os resultados oficiais do referendo.

Referendo sobre a inclusão do Essequibo à Venezuela incluía algumas perguntas

Segundo o conselho, o referendo nacional teve cinco questões, sendo esta a última. A CNE informou que cada questão recebeu pelo menos 95% de aprovação.

A primeira pergunta, sobre rechaçar, por todos os meios legais, a atual fronteira entre os dois países, teve 97,83% de aprovação. A segunda, sobre reconhecer o Acordo de Genebra, de 1966, como único instrumento para resolver a controvérsia, recebeu apoio de 98,11%.

A terceira, sobre não reconhecer a jurisdição da Corte Internacional de Justiça, em Haia, como definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), para resolver a questão, foi a que teve menos aprovação: 95,4%.

Na quarta pergunta, sobre opor-se, por todos os meios legais, ao uso dos recursos do mar pela Guiana enquanto a questão da fronteira não for definitivamente resolvida, recebeu o “sim” de 95,94%.

A Guiana considerou o referendo “provocativo, ilegal, inválido e sem efeito jurídico internacional” e disse não ter dúvidas sobre a validade da sentença arbitral de 1899, que estabeleceu a atual fronteira entre os dois países.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios