Como empresa do setor siderúrgico, a Usiminas (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A) é conhecida por seu domínio na produção e comercialização de aços planos.
O Sistema Usiminas é um importante complexo de aços planos da América Latina e está entre os 20 maiores do mundo. Dentro do Sistema, a Usiminas é a empresa líder entre as que atuam no setor siderúrgico e em outros empreendimentos onde o aço é de vital importância.
História da Usiminas
Fundada em 25 de abril de 1956, a Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. (USIMINAS) está entre as mais importantes siderúrgicas do Brasil. A criação da empresa ocorreu em meio a um clima de positividade e euforia no Brasil devido ao Plano de Desenvolvimento do governo Juscelino Kubitschek. Localizava-se no Horto de Nossa Senhora, hoje conhecido como Ipatinga.
Em 1962, a empresa se estabeleceu em Ipatinga, município de Coronel Fabriciano, com o respaldo de tecnologia e capital japoneses, operando inicialmente como uma empresa estatal. Em 1958, a Usiminas se transformou em uma empresa colaborativa onde fundos estatais foram combinados com partes interessadas japonesas, trazendo um novo modelo de governança cooperativa que emulava o setor privado.
O governo de Minas Gerais, o governo federal e o Japão forneceram capital, o que permitiu a realização da aspiração de Minas Gerais ao mesmo tempo em que atendeu ao desejo e urgência do Japão de mostrar sua proeza tecnológica no hemisfério ocidental.
Em 24 de outubro de 1991, o então presidente Fernando Collor de Mello privatizou a primeira empresa estatal. Apesar dos protestos ocorridos nesse período e das demissões subsequentes, o rompimento com o Estado resultou em aumento de competitividade e produtividade para a empresa.
Como resultado, foi reconhecida como a melhor empresa do país pela revista Exame, especializada em negócios e administração. Ao longo de sua história, a Usiminas realizou investimentos significativos na melhoria de sua capacidade produtiva, no aumento da produtividade e na formação de parcerias estratégicas.
Em 2005 e 2006, os esforços da empresa foram recompensados, transformando-se de uma única usina siderúrgica em um sistema que atua na indústria siderúrgica e nas empresas que utilizam aço no Brasil e no exterior.