Cânion do Peixe Tolo – conheça as lindas paredes da Serra do Intendente

Publicado em

O Cânion do Peixe Tolo está localizado bem escondido numa vertente da Serra do Intendente, mais precisamente ao lado direito da Cachoeira Rabo de Cavalo. O acesso aos cânions é pelo Itacolomi, no sentido à Cachoeira Rabo de Cavalo, porém, segue a estrada na ponte de cimento a direita, acessando a região das comunidades de Baú, Candeias e Cachoeira da Fumaça.

No Cânion existem algumas quedas d’água. A principal e mais imponente é conhecida como Cachoeira da Bocaina pelos moradores locais e como Cachoeira do Peixe Tolo pelos turistas e visitantes.

Existem algumas teorias sobre o nome “Peixe Tolo”. A principal diz que existiam muitos peixes no lugar e que, há muito tempo atrás,  os moradores antigos pescavam com sacos e peneiras, pois o rio é muito raso e com muitas corredeiras. Dessa forma, era muito fácil pegar os “peixes tolos” que existiam no rio.

A região é privilegiada, com inúmeras paisagens bucólicas.  Seguindo em direção ao município de Congonhas do Norte, temos vários outros atrativos naturais, que são bem próximos ao local. 

IMG 20230514 WA0006
Foto: Leandro Vida

 

No período de chuvas intensas,  como em janeiro, temos as mais lindas cachoeiras sazonais brotando por todo o paredão do cânion. É lindo, mas é impossível atravessar o rio neste período. Recomenda-se a contratação de guias locais, uma vez que estes conhecem bem os acessos e áreas de escape caso seja necessário a retirada de banhistas pela elevação do nível da água. 

As trilhas de acesso possuem grau de dificuldade intermediária, nem fácil e nem muito difícil. No entanto, há uma caminhada por trilha até o leito do rio, seguindo por ele até o fim do Cânion, onde está a cachoeira da Bocaina.

Leandro Vida

Proprietário da agência de receptivo turístico local A Solução da Vida ao Ar Livre, em Conceição do Mato Dentro (MG) e região.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...