Conheça a história da Usiminas: líder na produção e comercialização de aços planos

Publicado em

Como empresa do setor siderúrgico, a Usiminas (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A) é conhecida por seu domínio na produção e comercialização de aços planos.

O Sistema Usiminas é um importante complexo de aços planos da América Latina e está entre os 20 maiores do mundo. Dentro do Sistema, a Usiminas é a empresa líder entre as que atuam no setor siderúrgico e em outros empreendimentos onde o aço é de vital importância.

História da Usiminas

Fundada em 25 de abril de 1956, a Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. (USIMINAS) está entre as mais importantes siderúrgicas do Brasil. A criação da empresa ocorreu em meio a um clima de positividade e euforia no Brasil devido ao Plano de Desenvolvimento do governo Juscelino Kubitschek. Localizava-se no Horto de Nossa Senhora, hoje conhecido como Ipatinga.

Em 1962, a empresa se estabeleceu em Ipatinga, município de Coronel Fabriciano, com o respaldo de tecnologia e capital japoneses, operando inicialmente como uma empresa estatal. Em 1958, a Usiminas se transformou em uma empresa colaborativa onde fundos estatais foram combinados com partes interessadas japonesas, trazendo um novo modelo de governança cooperativa que emulava o setor privado.

O governo de Minas Gerais, o governo federal e o Japão forneceram capital, o que permitiu a realização da aspiração de Minas Gerais ao mesmo tempo em que atendeu ao desejo e urgência do Japão de mostrar sua proeza tecnológica no hemisfério ocidental.

Em 24 de outubro de 1991, o então presidente Fernando Collor de Mello privatizou a primeira empresa estatal. Apesar dos protestos ocorridos nesse período e das demissões subsequentes, o rompimento com o Estado resultou em aumento de competitividade e produtividade para a empresa.

Como resultado, foi reconhecida como a melhor empresa do país pela revista Exame, especializada em negócios e administração. Ao longo de sua história, a Usiminas realizou investimentos significativos na melhoria de sua capacidade produtiva, no aumento da produtividade e na formação de parcerias estratégicas.

Em 2005 e 2006, os esforços da empresa foram recompensados, transformando-se de uma única usina siderúrgica em um sistema que atua na indústria siderúrgica e nas empresas que utilizam aço no Brasil e no exterior.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...