O Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM) realizará, entre 8 e 11 de junho, em Belo Horizonte, seu primeiro encontro estadual. O evento celebrará os dez anos de atuação da entidade em Minas Gerais.
De acordo com os organizadores, o encontro tem o objetivo de estruturar a luta pela garantia dos direitos das comunidades atingidas pela mineração e a defesa dos seus territórios. O movimento critica “a falta de controle social do setor, o que fragiliza a proteção do meio ambiente”.
Considerado uma “pedra no sapato” das mineradoras, ao longo da década o MAM participou ativamente do impedimento de vários empreendimentos. Um deles foi a construção do mineroduto da Ferrous, na Zona da Mata mineira, em 2016. Também esteve presente na discussão, em abril deste ano, que resultou na suspensão do licenciamento da Mineradora Herculano, no Serro.
No entanto, em Conceição do Mato Dentro o movimento não conseguiu impedir a instalação do Mineroduto Minas Rio. Mas desde de 2014 se opõe à operação dele pela Anglo American. Com 529 quilômetros de extensão, o empreendimento retira do território 2,5 mil metros cúbicos de água por hora. Este é o principal questionamento do MAM e embate com a mineradora resultou na disponibilização de caminhões pipa para comunidades atingidas por falta de água.
Ativismo
Integrante do MAM em Conceição do Mato Dentro, Elizete Pires destaca a conquista pelo direito à assessoria técnica e independente para elaborar planos de reparação aos atingidos pela mineração. “A assessoria foi uma grande vitória e agora precisamos garantir a sua permanência. Além disso, estamos lutando pelo reassentamento coletivo da comunidade”, disse a moradora do distrito de Passa Sete ao Portal Brasil de Fato.
Embora comemore as conquistas, a entidade prevê a intensificação dos conflitos em Minas Gerais por conta da política minerária do Governo de Minas. O MAM a classifica como “permissiva às mineradoras” e se preocupa com a tendência de valorização das commodities de minérios nos próximos anos.
Informações sobre o primeiro encontro estadual do MAM no site da instituição.