O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) encaminham parceria para promover um programa de cooperação técnica voltado a micro e pequenas mineradoras. Os representantes das duas organizações avançaram no detalhamento das diretrizes em uma reunião realizada na última segunda-feira (13).
De acordo as entidades, a conversa está em fase de debates sobre as estratégias a serem implementadas para apoiar e fomentar o crescimento sustentável do segmento da pequena e micro mineração. O diretor de Relações Institucionais do Ibram, Rinaldo Mancin, destacou que o projeto vai auxiliar as micro e pequenas empresas do setor em diversas áreas, incluindo capacitação e treinamento, bem como consultorias sobre temas variados.
Além disso, o programa visa apoiar a criação de uma rede de cooperação entre empresas, para promover parcerias estratégicas, compartilhar recursos e boas práticas e facilitar o acesso a novos mercados e a oportunidades de negócios. Ainda segundo o gestor, o projeto também prevê apoio à formalização, com oferta de orientação e apoio para regularização de empresas, com auxílio na obtenção de licenças, alvarás e demais documentações necessárias para operação legal no setor, que compreendia cerca de 10 mil empreendimentos no país até 2021, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM).
“Também serão estimuladas à inovação e sustentabilidade, com fomento à adoção de práticas inovadoras e sustentáveis na mineração, incentivando o uso de tecnologias limpas, a redução do impacto ambiental, a diversificação da matriz produtiva e a melhoria da eficiência operacional”, afirmou Mancin.
Ibram e Sebrae na reunião
Além de Rinaldo Mancin, participaram da reunião a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Ibram, Cinthia Rodrigues. O Sebrae foi representado por Kelly Cristina Valadares de Pinho Sanches, Krishna Aum de Faria e Renato Perlingeiro Salles Junior (foto). Informações sobre as próximas ações a serem desenvolvidas pelas duas instituições em breve, no CidadeseMinerais.com.br.