Reginaldo Calixto: O poder nas mãos delas

Publicado em

 

Nesses últimos anos, conversei, por meio de palestras, encontros empresariais, programas de rádios, etc, com milhares de pessoas sobre as grandes transformações ocorridas, nas últimas décadas, no mundo dos negócios. A globalização das economias, a preocupação com o meio ambiente, a sustentabilidade e a nova forma de se fazer negócio virtualmente, através da Internet, são temas presentes no nosso dia a dia.

No entanto, o que mais tem me impressionado, positivamente, nesses novos tempos, além de me fazer refletir bastante, é a grande transformação pela qual a mulher, por seu próprio mérito, tem passado. Durante centenas de anos, elas enfrentaram discriminações e imposições aos trabalhos “puramente femininos” e foram privadas de contribuir em assuntos relacionados, principalmente, à política e economia.

Uma das mais importantes contribuições da Revolução Industrial para a humanidade foi à admissão no mercado de trabalho das mulheres para postos até então ocupados por homens. À época, deixaram de ser donas de casa para encarar trabalhos duros nas indústrias. A partir do século XVIII os desafios ampliaram-se vertiginosamente e as conquistas foram se consolidando.

Vale lembrar que foi em uma manifestação ocorrida em uma indústria instalada em Nova Iorque, em 1857, que operárias entraram em greve por melhores condições de trabalho e equiparação salarial aos colegas do sexo masculino. Tal fato propiciou a instituição do “ 8 de março”. A luta por seus direitos foi contida com crueldade e mais de 100 trabalhadoras morreram carbonizadas, transformando esta data em referência de luta e no Dia Internacional da Mulher.

Após consolidar a autonomia econômica, diminuindo a dependência masculina, tanto dos familiares como do marido, a mulher conseguiu novas conquistas: o direito ao voto, o acesso à educação, a oportunidade de trabalhar em cargos de liderança e a participação como líder política. Na América Latina, por exemplo, as mulheres, nas últimas décadas ocuparam ou ocupam a presidência de importantes países como o Chile, Argentina e agora o Brasil. Essa liderança confirma que elas vêm conquistando direitos políticos os quais a história e a cultura reservaram aos homens durante séculos.

Se, no mundo atual, a inserção da mulher no mercado de trabalho mostra-se imprescindível para a prosperidade – por sua capacidade técnica, competência cognitiva e sensibilidade para compreender o mercado e atuar nele com desenvoltura – é preciso melhorar as condições de acesso, permanência e aprofundar as conquistas legais.

A criação de creches e entidades de apoio, a equiparação salarial e a implantação de leis mais severas de crimes contra as mulheres são imprescindíveis para que elas avancem ainda mais. Desejo que as mulheres continuem tomando a história em suas mãos. Precisamos de vocês!

1 6
Reginaldo Calixto
Administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, foi Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Itabira.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...