Início Colunas Políticas ambientais na mineração

Políticas ambientais na mineração

As Políticas Ambientais são como um conjunto de ações ordenadas e procedimentos adotados pelas empresas com o propósito de preservar o meio ambiente e garantir a continuidade do negócio. Essas políticas devem ser norteadas por princípios e valores que levem em consideração a sustentabilidade e a preservação ambiental. As primeiras ações governamentais que buscavam a preservação ambiental no país começaram na década de 1930. Muitos órgãos e entidades nacionais foram criadas desde então para proteger os recursos naturais do país. Esse movimento culminou na promulgação da Constituição Federal de 1988. Com o documento, o Brasil passou a ser uma referência em legislação ambiental. 

Na mineração não foi diferente, com um desdobramento de práticas que chegaram até a base, no “chão de fábrica”. Nos anos 2000, as equipes de manutenção recebiam orientações a fim de não deixarem vazamentos nas máquinas, não misturar os resíduos (segregação), economizar água e outros comportamentos fundamentais a fim de preservar os recursos naturais. Mesmo com todas as orientações, era comum, nos campos de manutenção, apresentarem pequenos pontos de contaminação por óleos e graxas, além de estopas jogadas pelos cantos. 

Atualmente, os colaboradores da mineração e da indústria já entram em campo com uma bateria de conhecimentos aplicados no processo de ambientação com sistemas e programas de gestão ambiental cada vez mais eficientes aliado à auditorias e certificações que são baseadas na estruturação de comportamentos e processos bem definidos. Neste mês de abril o maior tambor de acionamento de uma correia transportadora do Brasil será substituído em Carajás, estado do Pará. É um tipo de operação que requer a utilização de grandes equipamentos como guindastes e ferramentas hidráulicas. Tenho certeza que, ao final da operação, podemos observar o local isento de qualquer vestígio que possa representar algum risco ambiental. Isto porque não só os equipamentos, mas os profissionais evoluíram.

Maurício Eleto
Professor, instrutor e especialista em soluções e emergências industriais da ETECMA Soluções.

Sair da versão mobile