O empreendedorismo e a evolução da humanidade

Publicado em

 

Inicio este artigo fazendo um paralelo da ação de empreendedorismo do homem situado nos períodos Pré-históricos e Pós-moderno. Apesar da distância cronológica que nos separam de nossos ancestrais, herdamos deles características essenciais para a ação empreendedora da humanidade.

Aparentemente, parece simples constatarmos que nossos “parentes antigos” usavam pedras para golpear, escavar e caçar, e utilizavam o fogo para moldar o barro, trabalhar com a argila e fabricar utensílios domésticos. No entanto, agindo dessa forma, o homem estava atuando de forma empreendedora, criando e recriando o mundo em que vivemos, com o intuito de buscar melhores níveis de qualidade de vida. Não há, pois, como negar que as atitudes empreendedoras realizadas por nossos antepassados, permitiram que a humanidade se perpetuasse.

Empreendedorismo e globalização

No atual mundo empreendedor, em um modelo globalizado da nossa economia, aquele que decide abrir um negócio tem importância vital para a comunidade, pois este torna-se corresponsável por atender as necessidades constantes do ser humano, proporcionando-nos alimentos, habitações, veículos, medicamentos, entre outras.

Alguns públicos específicos, tais como os da terceira idade e das mulheres, merece uma atenção especial daqueles que empreendem. Também, os clientes usuários da Internet, bem como aqueles que realizam serviços em casa e ainda os que consumem produtos de luxo, de educação e cultura deverão ser mais demandados e, por sua vez, mais explorados por quem deseja estar ativo no mercado.

Finalmente, os produtos ou serviços oferecidos pelas empresas aos consumidores devem ser produzidos dentro de padrões de qualidade e normas de produção internacional, além de inovação e tecnologia. Seus preços devem ser cobrados dos clientes em condições e valores iguais ou melhores que aqueles oferecidos por empresas similares, atuantes ou não no país.

Esse é o efeito da globalização e é desta forma que os empreendedores, a meu ver, continuarão contribuindo para a evolução da humanidade e sobrevivendo em mercados cada vez mais competitivos e exigentes.

1 6
Reginaldo Calixto
Administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, foi Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Itabira.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...