Para dar início a um sonho, pôr em execução um projeto de negócio, tornar-se ou consolidar-se como um empreendedor de sucesso, ganhar um bom dinheiro, além da realização profissional, o candidato deverá associar habilidades, tais como: criatividade, determinação, liderança, ter conhecimento técnico e de gestão das etapas e processos do negócio desejado e entre outras, ter a capacidade de delegar tarefas. Ao meu ver, nenhum grande empreendedor consegue chegar a sê-lo sem antes desenvolver a habilidade de delegar tarefas. Delegar é repassar obrigações de uma pessoa para outra; em geral, de um indivíduo mais experiente e capacitado para outro em estágio inicial de um cargo ou função na organização.
Administradores conservadores têm muita dificuldade em delegar, pois possuem um pensamento, equivocado, que outras pessoas não farão a atividade solicitada tão bem quanto elas mesmas. Eles acreditam em um provérbio popular, escrito há muito tempo aberas, que diz: “Se quiser que algo seja bem feito, faça você mesmo”. Acham que as pessoas nunca estão preparadas para assumir uma tarefa, mas esquecem que se não delegarem, realmente nunca estarão.
A delegação de tarefas apresenta um grande benefício para a organização. Sabemos que pessoas motivadas são mais produtivas e felizes e a delegação da tarefa certa, na hora certa e para pessoa certa é uma forma de motivação, reconhecimento e valorização do profissional. Quando se delega, além de ganhar mais tempo ao liberar algumas rotinas trabalho, está confiando a outros profissionais que podem executar determinados projetos, inclusive às vezes, com muito mais perfeição. No entanto, é preciso confiar e acreditar que as pessoas são capacidades para realizar e deixar claro para aqueles que as assumem, que deverão também repassar as tarefas que puderem a outros colaboradores. Agindo assim estará contribuindo para criar uma organização moderna e eficiente, preparada para fazer a diferença e competir em mercados globalizados, competitivos e exigentes.
Reginaldo Calixto
Administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, ex vice-prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Itabira.
Administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, ex vice-prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Itabira.