A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo vem promovendo ações para desenvolver o turismo na cidade, por meio de um trabalho conjunto. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico interage com integrantes da Agência Especializada em Planejamento, Desenvolvimento e Estruturação de Destinos Turísticos (Addtur), numa parceira do Sebrae para envolver o setor público e privado no objetivo.
Em reunião recente com os membros do trabalho, o turismólogo e consultor do Sebrae, Vinícius Amantéa Campos, palestrou sobre os caminhos para o desenvolvimento turístico a partir da valorização e estruturação do potencial da cidade. Ele deu exemplos de municípios que, com coordenação e cooperação, são referências turísticas no país.
O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho, participou do encontro e disse estar preparando a cidade para alcançar seu potencial turístico por meio da melhoria da qualidade da água, com o tratamento de esgoto e estradas. “Um passo importante é dado através da conscientização da população quanto a nossas potencialidades. O caminho é longo, mas tem que ser feito com planejamento. É preciso pensar nas futuras gerações, pois a mineração é um fator econômico imprevisível”, explicou o prefeito, referindo-se ao fato de a cidade também se desenvolver por meio da atividade minerária.
Diagnóstico
Durante os próximos dias, os consultores da Addtur estarão no município recebendo empresários do ramo de serviços para orientar quanto ao aperfeiçoamento de seus negócios. A equipe já realizou o mapeamento de pontos turísticos da cidade e fará um diagnóstico que deverá ser apresentado nos próximos meses. Saiba mais.
Um dos grandes potenciais turísticos do município é a Reserva de Peti. Fechado por uma década por problemas estruturais, o parque teve a visitação restrita. Porém, no mês passado houve um grande passo para que seja reaberto novamente para a visitação do público, com a reinauguração da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Clique e saiba mais.