São Gonçalo do Rio Abaixo promove ações para conservar patrimônio natural

Publicado em

 

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo vem tomando importantes medidas para tentar implementar o turismo como alternativa de incremento da economia local no município. Dando continuidade ao Plano de Manejo da Estação Ambiental Peti, uma equipe de biólogos do Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (Igtech), acompanhados da engenheira florestal da Secretaria de Meio Ambiente, Vanessa Emília Ferreira, realizou levantamentos de campo no processo de Elaboração do Plano de Manejo da Estação. Os trabalhos continuam com mais uma etapa de levantamentos in loco ainda neste mês.

De acordo com a Prefeitura, o Plano de Manejo é uma ferramenta fundamental para orientar as atividades realizadas nessa área, visando a conservação dos ecossistemas, a proteção da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos. “Entre as funções de um plano de manejo está a definição de indicadores e metodologias para o monitoramento dos recursos naturais e dos processos de gestão. Inclui estratégias e programas de educação ambiental para conscientizar e envolver a população local e visitantes sobre a importância da conservação da unidade de conservação”, diz o órgão em nota.

Além disso, a Prefeitura destaca que o plano incentiva a “realização de pesquisas científicas para ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade, os processos ecológicos e os impactos das atividades humanas”.

Mapeamento turístico

Outro importante trabalho iniciado nesta semana foi o projeto de mapeamento de turístico pelo Plano Municipal de Turismo e Governança. Nesta segunda-feira (12), consultores da Agência de Desenvolvimento de Destinos Turísticos (Addtur), contratada por meio de um convênio com o Sebrae, começaram as primeiras ações do trabalho de campo. O projeto é parte das ações propostas pelo Sebrae para a ativação do turismo no município e aquecimento da economia local. Saiba mais.

Um dos mais importantes patrimônios turísticos da cidade, a Reserva de Peti, reabriu à visitação à recém-restaurada Capela de Nossa Senhor do Perpétuo Socorro. A medida faz parte do processo de recuperação do parque, fechado por dez anos por problemas de infraestrutura. Saiba mais.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios