São Gonçalo do Rio Abaixo reabre capela na Reserva do Peti

Publicado em

 

São Gonçalo do Rio Abaixo deu um importante passo para a reabertura da Reserva de Peti: a reinauguração da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nessa segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. Fechado há cerca de 10 anos por problemas estruturais, o parque se reorganiza para voltar a receber visitantes de forma controlada.

O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho) comemorou a reabertura da igreja: “A concessão do Parque à Prefeitura é um marco para o desenvolvimento da cidade em várias vertentes, como cultura, educação e turismo. Agradeço a todos que colaboraram e continuarão a colaborar para essa vitória de toda a população”.

Durante o evento houve plantio de mudas e visita dos alunos do Centro Educacional de São Gonçalo (Cesgra) pelas trilhas de Peti (Vinhático e Cutia). As atividades continuarão pelos próximos dias com estudantes empenhados em um concurso de Vídeo Educativo com tema ambiental. O prêmio será uma visita ao Instituto Inhotim, em Brumadinho, uma inspiração para a reabertura de Peti.

A reserva

A Cemig, então responsável pela área, inaugurou, em 1946, dentro da Estação Ambiental a PCH Peti, usina com duas unidades geradoras de energia. Embora a reserva tenha 603ha de Mata Atlântica e Cerrado, a maior parte é espelho d’água, com 678ha. O manancial é formado pelas águas do Rio Santa Bárbara e de mais quatro córregos.

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, depois de negociar a cessão do parque pela Cemig em comodato por 10 anos, desenvolveu uma força tarefa para realizar inúmeras ações no local. Além da reforma da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, está em fase de conclusão as melhorias nas estradas internas do parque. Contudo, já os próximos dias serão iniciadas as reformas de prédios e portaria.

O Plano de Ação desenvolvido pelas secretarias de Meio Ambiente, Obras, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Econômico e Cultura também resultou em diversas intervenções de limpeza, capina e revitalização de algumas estruturas como caramanchão e cercamentos. Porém, as obras precisaram ser adiadas durante o período chuvoso.

O nome Peti vem do tupi-guarani e significa “tabaco”. Informações no site da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...