Saae e Prefeitura de Itabira cobram da Vale prejuízos causados pela turbidez na água

Publicado em

Na última quinta-feira (28), a Saae de Itabira enviou um ofício ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), informando sobre descumprimento parcial das mineradoras Vale e AECOM.

O documento foi necessário depois que Saae descobriu que a água turva distribuída para algumas comunidades era proveniente de um anel hidráulico, o mesmo utilizado pela empresa para entregar parte da água necessária ao TAC aos municípios.

Enviado à promotora de justiça Giuliana Talamoni Fonoff, da 2ª Promotoria Jurídica do Ministério Público de Itabira, o documento afirma “que o problema ocorrido no anel hidráulico que causou a turbidez da água interferiu na prestação dos serviços de abastecimento do Saae e, por isso, requer o ressarcimento de eventuais danos causados a toda a população afetada de Itabira”

No TAC, a Vale assume o compromisso de entregar, diariamente, 160 litros por segundo de volume de água com qualidade para o Saae. Porém, não foi isso o que aconteceu nos dias 22 e 23 de dezembro.

Saae exige que Vale assuma as falhas

Como parte da multa prevista no artigo 23 do acordo assinado, Saae exige que a mineradora emita nota explicativa ao público, por meio de parlamentares, sobre a falha nos anéis hidráulicos que causaram turvação da água e tome medidas corretivas . Ações serão tomadas para evitar a recorrência do problema.

O TAC prevê multa de R$ 20 mil por dia caso a mineradora descumpra as exigências de abastecimento, valor que será devolvido ao fundo especial do Ministério Público, FUNEMP. Cabe aos deputados estabelecer um prazo para a Vale responder à carta de infração emitida pela Saae.

O reservatório responsável pelo abastecimento de água foi imediatamente isolado e a rede de água foi posteriormente descarregada para minimizar o impacto.

Pessoas de baixa renda cadastradas no CadÚnico podem solicitar ao Saae a limpeza gratuita de suas caixas d’água. Se você mesmo causar perdas, poderá solicitar indenização aos departamentos locais relevantes e comprovar o valor das perdas.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios