Nesta quarta-feira (17), o Saae de Itabira usou o site oficial para informar que alguns bairros da cidade podem ficar sem água devido a mais um ato de vandalismo.
Segundo informações, houve o furto dos cabos do painel elétrico do poço 01 da Estação de Tratamento de Água (ETA), o que pode resultar em problemas de abastecimento em 11 bairros: Alto Boa Vista, Alto Pereira, Caminho Novo, Giannette, Moinho Velho, Pará, 14 de Fevereiro, Vila Amélia, Vila Cisne, Vila Paciência, Vila São Joaquim e Vila Técnica do Areão.
Saae de Itabira orienta a população a utilizar a água de forma consciente
A previsão é de que o restabelecimento gradativo do abastecimento nesses locais comece durante a tarde. A Polícia Militar já foi acionada, e um boletim de ocorrência está sendo registrado.
É importante ressaltar que danificar o patrimônio público não prejudica apenas a cidade, mas toda a comunidade. Tais crimes estão sujeitos a punições, conforme estabelecido pela Lei nº 2.848/40, artigo 163, que prevê detenção de seis meses a três anos, além de multa.
Diante desse cenário, o Saae de Itabira orienta a população a utilizar a água de forma consciente, evitando desperdícios. Conforme estabelecido pela Resolução nº 228 da Arisb-MG, é obrigatório que todos os imóveis possuam uma caixa d’água com capacidade para suprir as necessidades por, pelo menos, 24 horas.
Quanto às soluções alternativas de abastecimento, a Resolução nº 132 da Arisb-MG determina que o Saae de Itabira deve fornecer água emergencial às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, em caso de interrupção do serviço por mais de 24 horas.