A Prefeitura de Itabira e a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) realizaram, na noite desta quinta-feira (27), o anúncio oficial da agenda completa do 50º Festival de Inverno de Itabira. O evento contou com a presença de autoridades, artistas, parceiros do evento e patrocinadores.
“Para nós, é uma honra poder realizar o Festival de Inverno de Itabira, um evento que permaneceu durante 50 anos e ainda tem uma vida longa. Todos nós sabemos da importância do Festival de Inverno para a cidade. A gente vem buscando fazer a gestão da FCCDA com várias mãos, integrados num pensamento de buscar que Itabira se torne uma rota de ativação de cultura e turismo na nossa região”, declarou o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara.
Sobre a agenda do Festival de Inverno
O evento contou com a apresentações culturais de alunos da Escola Livre de Música, Drummonzinhos e Coral da FCCDA. Em seguida, Marcos Alcântara deu uma prévia da agenda frisando os grandes nomes da música nacional presentes no festival deste ano.
Com o tema “(In)Confidências itabiranas”, se inspirando no famoso poema de Carlos Drummond de Andrade, o 50º Festival de Inverno homenageia Lúcio Sampaio, psicólogo, jornalista e fundador do jornal O Cometa Itabirano. Além disso, outra novidade é que os ingressos para espetáculos no Teatro da FCCDA e show na Concha Acústica serão retirados gratuitamente com troca por alimentos não perecíveis.
Os grandes shows ficam a cargo de Maria Rita, Samuel Rosa, Maneva, Detonautas, Rastapé, Frejat, Marcos Viana, Los Sebosos Postizos, Paralamas do Sucesso, Jorge Aragão e Seu Jorge. A cerimônia de abertura acontece na quinta-feira, dia 4, a partir das 20h, na Concha Acústica. Além do show de Ana Cañas, ainda acontecem apresentações de DJ Adoniran e Tributo a Nandy Xavier.
A programação do Festival de Inverno inclui ainda intervenções artísticas, exposições, rodas de conversa, lançamento de livros, apresentações circenses, cinema e espetáculo de dança e teatrais. No quesito artes cênicas, destaque para a Mimulus Escola e Cia de Dança; o espetáculo “Cabaré Coragem”, do Grupo Galpão e “Por menor de ausência”, com o ator Giuseppe Oristanio. Ao todo, serão 8 espetáculos para adultos e 7 infantis.
Confira a programação completa no site da FCCDA.
Ausência da Vale
Durante a cerimônia de anúncio da agenda, o prefeito Marco Antônio Lage fez questão de destacar a importância da presença de patrocinadores do Festival de Inverno e ressaltar a ausência da Vale entre eles. “Agradecemos aos patrocinadores pela sensibilidade em participar da edição de número 50 do Festival de Inverno. Sicoob Credivale, Cerveja Ayres e Claro assumem esse papel importantíssimo de aproximação entre poder público e privado, porque a cultura dá retorno institucional e comercial. Eles são fundamentais. A Vale não está nesse ano, mas tenho certeza de que ela vai sucumbir e se tornar uma patrocinadora no futuro”.
Para o prefeito de Itabira, “o Festival de Inverno é uma união de propósitos. A gente caminha para transformar a cultura em uma potência de formação humana, educação e econômica. A gente investe em eventos porque eles geram empregos, formam cidadãos, educam, atraem turistas, impulsionam a economia. Se nós nos prepararmos bem e aproveitarmos dessa vocação que Itabira já tem, a cultura se consolidará como uma das alternativas econômicas para a exaustão mineral. Nós apostamos nisso. Vamos fazer um grande evento para ficar na história de Itabira”, afirmou Marco Antônio Lage.