Em substituição à bióloga e proprietária da Geoflora Consultoria e Negócios, Carolina Alvarenga (à direita na foto), a advogada Mariana Santos tomará posse no próximo mês de setembro como presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Conceição do Mato Dentro. A Câmara faz parte da Associação Comercial e Empresarial de Conceição do Mato Dentro (ACECMD), da qual também será empossada oficialmente a nova diretoria, também em setembro, em data ainda a definir.
Mariana Augusta Alves dos Santos é advogada e especialista em Direito Minerário, da Mulher, Ambiental, Imobiliário e ESG. Ao lado da também advogada e sócia Márcia Itaborahy – especialista em Direito Minerário e Ambiental, Empresarial e Tributário – acumula prestações de serviços relevantes a clientes com demandas relacionadas ao setor mineral. Atualmente, o escritório trabalha prestando assistência jurídica a moradores de comunidades de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas que passarão por reassentamento, por estarem localizadas em Zona de Autossalvamento de barragem.
Nascida em Belo Horizonte e radicada em Conceição do Mato Dentro há quase uma década, ela conheceu a cidade minerada em 2003, quando a irmã, a ginecologista e obstetra Adriana Santos, se mudou para lá.
Feme 2024
Na última sexta-feira (26), Mariana participou do Fórum Estadual da Mulher empreendedora (Feme), cuja edição 2024 foi realizada em Patrocínio, no Alto Paranaíba. No evento itinerante ela foi apresentada às participantes como a nova presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Conceição do Mato Dentro. Na cidade, ela conta com apoio de entusiastas da iniciativa como a jornalista Filó, do Jornal Por Dentro, a atual presidente, Carol Alvarenga, entre outras mulheres que se destacam em seus segmentos de atuação.
“O Feme é pensado para estimular a transferência de conhecimentos, fortalecer as bases das Câmaras da Mulher Empreendedora, promover networking entre empresárias, incentivar a geração de negócios, proporcionar vivências enriquecedoras e realizar diagnósticos para orientar novas ações”, explica Mariana.
“A Câmara da Mulher Empreendedora eloás teve uma participação significativa no evento, onde a atual presidente da ACE, Carolina Alvarenga, apresentou o case de sucesso do projeto Capacita CMD, destacando números impressionantes e o impacto positivo do projeto, levando Conceição do Mato Dentro como referência de câmara para o estado”, complementa.
A Câmara da Mulher Empreendedora existe há seis meses na cidade minerária. Mesmo antes da posse oficial, prevista para setembro, a nova presidente já apresentou suas diretrizes:
* Promover o Empreendedorismo Feminino: Desenvolveremos programas e iniciativas que capacitem as mulheres, oferecendo ferramentas, recursos e oportunidades para que elas possam crescer e prosperar em seus negócios.
* Unir e Fortalecer Redes: Fomentaremos a união entre as empreendedoras, criando espaços para networking, troca de experiências e apoio mútuo. Juntas, somos mais fortes.
* Impulsionar Inovação e Sustentabilidade: Promoveremos práticas sustentáveis e inovadoras, alinhadas aos princípios de ESG (Environmental, Social, and Governance), garantindo que nosso desenvolvimento seja sustentável e responsável.
* Apoiar Novas Lideranças: Identificaremos e capacitaremos novas lideranças femininas, incentivando a participação ativa das mulheres em todos os setores da sociedade.
* Incluir e Valorizar Todas as Mulheres: Nossa missão é inclusiva, abrangendo mulheres de todas as idades, origens e níveis de experiência. Queremos que todas se sintam acolhidas e valorizadas em nossa rede.
“Como disse certa vez, ‘Deus não une pessoas, Deus une propósitos’. E é com esse propósito maior que seguiremos juntos, trabalhando para criar um futuro onde todas as mulheres possam alcançar seus sonhos e contribuir significativamente para a nossa sociedade”, diz a advogada.
Mariana e o Cidades & Minerais
Junto com Márcia Itaborahy, Mariana Santos assina a coluna da MM Advocacia Minerária no Portal Cidades&Minerais. Elas também colaboraram com a edição especial do Jornal Cidades &Minerais, lançado neste mês de julho, em Belo Horizonte. Na coluna, elas desenvolvem temas atuais e de grande relevância para o setor mineral, especialmente ligados a transição energética, descarbonização da indústria, sustentabilidade e ESG, além de tratar de conflitos e soluções, demandas de grandes empresas e de comunidades. Clique e fique ligado!
*Conteúdo modificado em 30/07/2024, às 11h26