Tipos de barragens no Brasil

Publicado em

As barragens são estruturas temporárias ou permanentes construídas em cursos hídricos e que são classificadas em diversos tipos e funções. No Brasil, o maior número de barragens fazem parte do setor de mineração. Segundo o Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM), o país tem 906 barragens desse setor, sendo que apenas 455 estão inseridas na Política Nacional de Segurança de Barragens.
Existem 3 tipos de barragens: Montante, Jusante e Linha de Centro, como mostra a figura.

tipos de barragem
Representação dos tipos de barragens Fonte: MetroJornal

Esses tipos são subdivididos em alguns formatos específicos de construção. Leia a matéria abaixo para entender um pouco mais.

Barragem Comum

Conhecidas como “barragem de terra”, as barragens comuns são utilizadas para contenção e reserva de água, controle de cheias, contenção de sedimentos e erosão dos solos e geração de energia (como nas usinas hidrelétricas).
As barragens de terra podem ser de pequeno ou médio porte e utilizam materiais impermeáveis como recurso para a construção.

barragem terra afe
Barragem comum de terra, de pequeno porte. Imagem: Aprenda Fácil.

Barragem de rejeitos

O segundo tipo de barragens mais conhecido e utilizado no Brasil são as de rejeito. O modelo é chamado de “montante” devido à sua estrutura, a qual se aproveita dos resíduos de processos industriais para construção dos “alteamentos”. Basicamente, os alteamentos são espécies de degraus formados sobre os rejeitos e contidos por estruturas de metal e concreto.
O modelo de montante é o que possui menor custo de construção e manutenção. No entanto, ele apresenta graves riscos como o rompimento da barragem de Fundão que ocorreu na cidade de Mariana, Minas Gerais, em 2015 e foi considerado o maior desastre ambiental da história do país.

barragem a montante
Barragem a montante. Imagem: GeosCan

Enrocamento com face de concreto

Esse modelo é construído sobre rochas estáveis e utilizam blocos de rocha acumulados em camadas e placas de concreto. Os custos de manutenção desse formato são altos e, quando há rachaduras graves na estrutura, a obra precisa ser desativada.

enrocamento de concreto
Barragem do modelo enrocamento com face de concreto. Imagem: Geoambiental Jr.

Contraforte e gravidades de concreto

O termo “contraforte’’ se dá pela necessidade de sustentação que ele demanda. As construções das  barragens de Contraforte são feitas baseadas em lajes de concreto e são, atualmente, as mais complexas para se explorar. As de gravidade de concreto tem a  estrutura parecida, mas sofrem com as limitações de espaços físicos para a construção.

contraforte concreto
Barragem com contrafortes de concreto. Imagem: Engenharia 360.

Arco

Por fim, as barragens de arco são construídas  em vales estreitos. É preciso uma grande preparação e escavação para a construção desse tipo de barragem, pois as fundações precisam ser muito resistentes.

barragem arco
Barragem em arco. Imagem: Engenharia 360

De forma geral, as barragens oferecem grandes riscos e precisam passar por fiscalização, manutenção e revisão constantemente. No ano de 2019 após o desastre de Brumadinho, em Minas Gerais, foi sancionada a lei conhecida popularmente como “Mar de Lama Nunca Mais”. A lei proíbe a construção de barragens a montante próximo à comunidades e exige ainda o desmonte dessas barragens.

 

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...