Prefeitura cria o Plano Itabira Sustentável em diálogo com a Vale

Publicado em

Na próxima semana, a Prefeitura de Itabira lançará o Plano Itabira Sustentável , plataforma que reúne 61 projetos que prepararão a cidade para um futuro pós-mineração.

Desenvolvido com o apoio direto de empresas de consultoria internacionais desde o primeiro ano da administração, o plano abrange o mandato da administração e estabelece planos de curto, médio e longo prazo nas áreas estratégicas da estrutura e desenvolvimento social e económico.

Dois momentos importantes vão abordar o plano no dia 30 de novembro (quinta-feira). O primeiro às 15h, no auditório da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), quando a Prefeitura de Itabira e a Vale assinam o Acordo de Cooperação Técnica para elaboração, implementação e formação da estrutura de governança do Itabira Sustentável.

O segundo, às 18h30, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com a realização de uma reunião pública para apresentação dos projetos à comunidade.

Plano Itabira Sustentável é um projeto em parceria da Vale com a prefeitura

O Plano Itabira Sustentável é resultado de um diálogo entre a prefeitura de Itabira e a Vale, que financiou a consultoria Arcadis, especialista em projetos de sustentabilidade em cidades do mundo.

O trabalho começou em 2021 e inclui a realização de reuniões, definição da abordagem, obtenção de contribuições do departamento de estratégia, seleção de projetos e todos os detalhes necessários para atingir os objetivos.

O Plano Itabira Sustentável avançou nos anos seguintes, com discussões em grupos temáticos, formados por representantes da Prefeitura, da Vale e de entidades da sociedade civil. O resultado pode ser conferido no site sustentavel.itabira.mg.gov.br, produzido para que toda comunidade entenda e acompanhe cada um dos projetos.

Todos os 61 projetos estão divididos em 15 eixos estratégicos, estruturados de acordo com o potencial de desenvolvimento econômico e social de Itabira.

Todo o andamento do programa será acompanhado por um comitê gestor composto por membros da Prefeitura, da Vale, da sociedade civil, das universidades e das empresas da cidade.

Serviço – Plano Itabira Sustentável

Assinatura do Termo de Cooperação Itabira – Vale
Data: 30/11/2023
Horário: 15h
Local: Auditório da Funcesi

Reunião Pública
Data: 30/11/2023
Horário: 18h30
Local: Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios