O município de São Gonçalo do Rio Abaixo passa a ocupar espaço nas decisões que envolvem um dos principais sistemas hídricos do país. A cidade agora integra o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, reforçando sua atuação em pautas ligadas à água e ao desenvolvimento sustentável.
Participação nas decisões sobre recursos hídricos na Bacia do Rio Doce
Com a inclusão no colegiado, São Gonçalo amplia sua capacidade de influenciar discussões que tratam do uso responsável da água, preservação ambiental e planejamento de longo prazo na Bacia do Rio Doce. O comitê reúne representantes de diferentes setores para definir diretrizes que impactam diretamente a região da bacia do Rio Doce.
A participação do município será conduzida pelo secretário de Planejamento, Eduardo José Quaresma, que assume a função de representar os interesses locais nas reuniões e deliberações do grupo.
A entrada no comitê é vista como um passo importante para fortalecer políticas públicas voltadas à gestão eficiente dos recursos naturais. Além de ampliar o diálogo com outras cidades e instituições, a medida contribui para que o município esteja mais presente nas decisões que impactam diretamente seu território e a qualidade de vida da população.


