Um grupo de sete ex-prefeitos se filiou nesta terça-feira (10/3) ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) com o objetivo de formar uma “chapa municipalista” para disputar cadeiras na Câmara dos Deputados nas próximas eleições. A filiação ocorreu na sede estadual do partido, em Belo Horizonte.
Segundo o presidente do PSB em Minas Gerais e prefeito de Conceição do Mato Dentro, Otacilinho Neto, a meta do grupo é eleger pelo menos dois parlamentares federais com a nova composição.
De acordo com o dirigente, a proposta da chapa é priorizar pautas voltadas à gestão municipal e às demandas práticas das cidades, deixando em segundo plano disputas ideológicas.
“Não estamos aqui para defender bandeiras que não interessam a quem precisa de remédio no posto ou vaga na creche. Estamos aqui para enfrentar os problemas reais que acontecem nos municípios”, afirmou Otacilinho, projetando que o partido pode eleger até quatro deputados federais nessa composição.
O presidente da legenda também destacou que o movimento faz parte de uma estratégia de expansão do PSB mineiro, definida no início deste ano e alinhada com o prefeito do Recife e presidente nacional da sigla, João Campos.
A articulação para a formação da chamada “chapa municipalista” não começou agora. As conversas entre os integrantes do grupo vêm ocorrendo desde o final de 2025 e foram lideradas pelo ex-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e ex-prefeito de Moema, Julvan Lacerda.
Segundo Lacerda, o grupo — que já se identificava como uma chapa municipalista — recebeu propostas formais de nove partidos antes de decidir pela filiação ao PSB.
“ Sejam quais de nós forem eleitos, vamos com pensamento de fazer um trabalho voltado para Minas Gerais, sem posicionamentos extremos. E o PSB foi o partido que mostrou para nós essa condição melhor. Aqui nós não estaremos presos a ideologias extremistas”, relatou o líder do grupo.
Interlocutores do partido também afirmaram que os novos filiados não possuem compromisso com candidaturas à Presidência da República e já são considerados pré-candidatos a deputados federais. Como o PSB não possui candidato próprio ao Palácio do Planalto neste momento, os integrantes da chapa terão autonomia para declarar apoio a diferentes nomes na disputa presidencial.
Além dos ex-prefeitos, também se filiaram ao partido nesta terça-feira a ex-deputada federal Kátia Dias, irmã do deputado estadual Noraldino Júnior, e Renato Andrade, que também já exerceu mandato como deputado federal.
Ex-prefeitos filiados ao PSB:
- Duarte Júnior, ex-prefeito de Mariana e ex-deputado federal;
- Duílio de Castro, ex-prefeito de Sete Lagoas e ex-deputado federal;
- Julvan Lacerda, ex-prefeito de Moema e ex-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM);
- Laércio Cintra, ex-prefeito de Guaranésia;
- Luís Fernando, ex-prefeito de Itamarandiba;
- Neider Moreira, ex-prefeito de Itaúna e ex-deputado estadual;
- Beto Guimarães, ex-prefeito de São José do Goiabal.


