Com planta em Timóteo, Harsco converte rejeitos de siderurgia em fertilizantes sustentáveis

Publicado em

 

A Harsco Environmental recebeu recentemente, em sua planta, em Timóteo, no Vale do Aço, uma comitiva da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais para apresentar uma solução ambientalmente correta para siderurgia: a produção do AgroSilício, fertilizante sustentável que transforma resíduos siderúrgicos e reduz emissões de gases de efeito estufa em 95% em seu uso na agricultura.

Conforme divulgado pela empresa, a visita ocorreu no último dia 22 de outubro. Na ocasião, o Superintendente de Gestão Territorial Ambiental e Instrumentos Econômicos, Ricardo Campelo França, e o assessor da Superintendência, Lucas de Freitas Santos Gonçalves, assistiram a uma apresentação técnica de todo o processo produtivo do AgroSilício.

O fertilizante fabricado a partir do reaproveitamento de resíduos da siderurgia já está sendo utilizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais para beneficiar a agricultura familiar em cerca de 270 municípios mineiros, beneficiando aproximadamente 2 mil agricultores, ainda de acordo com a Harsco. A empresa se comprometeu com uma doação anual de pelo menos 10 mil toneladas de fertilizantes para essa finalidade.

Semad Harsco
Foto: Divulgação/ Harsco – Representantes da Semad visitaram a empresa para conhecer a fabricação do AgroSilício

O AgroSilício da Harsco

Durante a visita técnica, a equipe técnica da Harsco apresentou aos representantes do Estado as vantagens ambientais e econômicas do fertilizante. O AgroSilício oferece benefícios expressivos para o meio ambiente e para o agronegócio, combinando inovação e preservação ambiental.

De acordo com a empresa, além de reduzir em 95% a emissão de gases de efeito estufa, ele melhora a capacidade hídrica do solo, podendo ser utilizado para a recuperação de pastagens degradadas e contribui para a sustentabilidade da produção agrícola.

“Somente em 2023, a Harsco contribuiu para a redução de mais de 100 mil toneladas de emissões de carbono no estado de Minas – o equivalente ao plantio de 600 mil árvores. A empresa reforça seu compromisso com uma economia circular, transformando resíduos industriais em insumos para a agricultura, minimizando desperdícios e criando valor ambiental”, revela a empresa.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios