A tarde desta quarta-feira (9) vem sendo de muito trabalho para brigadistas do Corpo de Bombeiros, voluntários e agentes públicos em Conceição do Mato Dentro. As equipes combatem um incêndio florestal de grandes proporções no Parque Natural Municipal Salão de Pedras, um dos pontos turísticos mais representativos da cidade polo minerário do Médio Espinhaço, considerada a “Capital Mineira do Ecorturismo”.
“A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro em rápida resposta mobilizou equipe formada pela Defesa Civil, Bombeiros, Brigadistas, Secretaria Municipal de Turismo, Anglo American e voluntários que uniram forças e estão no local trabalhando intensamente para controlar as chamas e proteger essa importante área de preservação ambiental”, diz a Prefeitura.
Ainda não há um balanço sobre o tamanho da área queimada e nem informaçoes sobre as causas da queimada. A Prefeitura alerta que provocar incêndio de qualquer natureza é crime, com pena prevista de reclusão e multa. No caso dos incêndios florestais, a pena prevista é de seis meses a dois anos de prisão, com multas que variam de acordo com a gravidade da infração.
Turismo em Conceição do Mato Dentro
Com um valioso conjunto arqueológico, reunindo cursos d’água, rochas de quartzito e pinturas rupestres, o Parque Natural Municipal Salão de Pedras é uma unidade de conservação de proteção integral. A área de 857 ha foi institucionalizada como parque em dezembro de 1999, com o perímetro alterado pela Lei 1.902 de 2007 e, posteriormente, pela Lei 2213 de 2018, passando a uma área total de 995 ha. Saiba mais sobre o Salão de Pedras clicando aqui.